Sindicato assima convênio para atendimento psicoterápico de vítimas de assaltos

Foi assinado na sexta-feira, dia 7, na Casa dos Bancários, em Porto Alegre, um convênio entre o SindBancários e a Faculdade de Psicologia da PUCRS, que oferecerá aos bancários o acesso em sessões de terapia cognitivo-comportamental. A ação visa auxiliar bancários a superar traumas causados por assaltos a bancos, cujos índices têm crescido mês a mês.

O Sindicato ressalta que, mesmo com o convênio, continuará cobrando das instituições melhores programas e investimento em segurança, mas que não pode ficar de braços cruzados quando a vida e a saúde do trabalhador estão em jogo.

A modalidade de terapia ajuda o paciente a entender e mudar seus pensamentos, sentimentos e atitudes em relação ao trauma, aliviando os sintomas e o sofrimento. As sessões poderão ser realizadas individualmente ou em grupo, dependendo da necessidade.

Há mais de 15 anos que a Faculdade de Psicologia da PUC trabalha com pacientes vítimas de diferentes traumas, informou o psicólogo Christian Kristensen. “Propomos às vítimas uma nova interpretação da situação vivenciada, estimulando que lembrem do trauma”, disse.

“Trabalhamos com um grupo de psicoterapia normal e o outro em um ambiente virtual, onde recriamos uma agência bancária”, informa. “As vítimas demonstram diferentes reações à violência, uma vez que cada pessoa tem um comportamento ante a situação”, acrescentou o psicólogo. A psicóloga Luiziana Schaefer e Marcelo Rigoli, acadêmico e auxiliar de pesquisa, também estiveram presentes na assinatura do convênio.

O presidente do Sindicato, Juberlei Baes Bacelo, saudou a iniciativa. “Os assaltos aos bancos são uma luta histórica do Sindicato. A violência está inserida na sociedade e a segurança pública está aquém do que desejaríamos. Há tempos que cobramos dos bancos providências nos itens de segurança. Já conquistamos a instalação de portas giratórias, câmeras de vídeo, dois seguranças por agência, mas os bandidos aperfeiçoam os ataques”, relacionou.

“Reconhecemos os trabalhos acadêmicos e os avanços tecnológicos e científicos. Este convênio é fundamental. Tenho certeza de que desenvolveremos um bom trabalho, que apontará uma luz e ajudará a resolvermos os problemas sofridos por nossa categoria”, completou.

Além do presidente, estiveram presentes a diretora de Saúde, Lourdes Rossoni, o diretor de Saúde da Fetrafi-RS, Amaro Silva de Souza, e a assessora do Departamento de Saúde do Sindicato, Jaceia Netz.

Ataques a bancos em 2010

Em 2010, já foram 50 ataques no Rio Grande do Sul, sendo 22 em Porto Alegre e 28 no Interior. Os dados são da estatística do SindBancários, elaborada com informações da imprensa e dos sindicatos do Interior.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram