Seminário gratuito debate reforma tributária nesta quinta-feira (28)

O evento irá abordar os impactos sociais e de distribuição de renda da reforma. Entre os convidados estão o Nobel de Economia, Joseph Eugene Stiglitz

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), da Unicamp, e o Instituto Justiça Fiscal promovem o ‘Seminário Reforma Tributária para um Brasil socialmente justo: desenvolvimento, políticas sociais, emprego decente e distribuição de renda’. O evento é gratuito e aberto ao público. Será realizado presencialmente em São Paulo, em 28 de setembro, das 9h às 17h, e transmitido ao vivo pela internet. Para participar, faça a inscrição aqui.

Considerada uma das mais necessárias para o país, a reforma tributária é de interesse de toda população, uma vez que envolve a capacidade do Estado realizar políticas públicas voltadas para toda a população, independentemente da classe social de cada um.

O seminário contará com a presença de economistas de diversas universidades, entre eles, Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de representantes do Dieese, Instituto Justiça Fiscal (IJF), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além do Nobel de Economia de 2001, o norte-americano, Joseph Eugene Stiglitz, via conferência de vídeo.

Segundo a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que fará parte de uma das mesas de debates do evento, a reforma tributária deve ser tema prioritário para os trabalhadores e trabalhadoras. “A realização do seminário pelo Dieese, CESIT, IJF e Sindifisco é de grande importância para que todos os trabalhadores e trabalhadoras, e a sociedade em geral, possa se apropriar sobre o tema. Nosso grande esforço é para incluir os super-ricos no imposto de renda e permitir que os pobres paguem menos”, afirmou.

Programação

Seminário Reforma Tributária Para um Brasil Socialmente Justo: desenvolvimento, políticas sociais, emprego decente e distribuição de renda.
Onde: São Paulo – SP
Quando: 28 de setembro, quinta-feira, das 9h às 17h30.

9h – Abertura

Presidente do IJF, Dão Real Pereira dos Santos; presidente do Dieese, Maria Aparecida Faria; presidente do Sindifisco, Isac Moreno Falcão dos Santos e a economista Marilane Teixeira, do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp.
Participação especial do Nobel de Economia Joseph Eugene Stiglitz (vídeo).

9h30 às 12h – Reforma Tributária para um Brasil socialmente justo: desenvolvimento, políticas sociais e distribuição de renda

Moderação: Maria Regina Paiva Duarte, Instituto Justiça Fiscal
Fausto Augusto Júnior – Dieese
Paulo Nogueira Batista – Economista, ex-vice-presidente dos BRICS e ex-diretor do FMI
Marcio Pochmann – professor da Unicamp e presidente do IBGE
Marilane Teixeira – Cesit/Unicamp

13h30 – Debate: Os Super-Ricos no Imposto de Renda: limites e desafios

Moderação: Patrícia Pelatieri – Dieese
Paulo Gil e Clair Hickmann – IJF
Pedro Rossi – Unicamp
Francisco Lopreato – Unicamp

15h15 às 17h30 – Debate: Riscos e incertezas na desoneração da folha de pagamento

Moderação: Maria de Lourdes (Lurdinha) – Sindifisco
Pedro Humberto Carvalho Júnior – IPEA
Leandro Horie – Dieese
José Dari – Cesit/Unicamp

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram