
Dia Internacional de Luta contra o Santander
Dia Internacional de Luta contra o Santander
.jpeg)
Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa - Junho de 2025
Em todo o país, empregadas e empregados da Caixa se mobilizam para reivindicar reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa, melhorias na rede credenciada e descentralização do atendimento aos usuários e prestadores de serviço.
.jpeg)
Dia Nacional em Defesa do Saúde Caixa - Maio de 2025
Empregadas e empregados da Caixa se manifestaram em todo o país, nesta terça-feira (20/5), para dizerem que não vão suportar reajustes das mensalidades do Saúde Caixa e para reivindicar o fim do teto de gastos da Caixa com a Saúde de seu quadro de pessoal.

Marcha da Classe Trabalhadora 2025:
Trabalhadores de várias categoriais de todo o país realizaram, em Brasília, na terça-feira, 29 de abril de 2025, uma marcha que culminou com a entrega de uma pauta de reivindicações da classe trabalhadora ao presidente Lula, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, Gleisi Hoffman, ministro-chefe da secretaria Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Nesta publicação, compartilhamos imagens captadas pela equipe da Contraf-CUT e de entidades sindicais bancárias de várias regiões do país, que marcaram presença no ato que, neste ano, foca a luta pela redução da jornada de trabalho, por justiça tributária, com a isenção e redução de impostos para os mais pobres e para classe média, além da taxação sobre os super-ricos. Ao longo da marcha, captamos imagens que revelam muito sobre os rostos e ideais dos brasileiros e brasileiras, bancários, professores, servidores públicos e representantes de tantas outras categoriais que participaram desse importante movimento.

Dia Nacional de Luta em defesa da Previ
Em 16 de abril, dia em que a caixa de previdência dos funcionários do BB completa 121 anos, categoria realizam manifestações em várias partes do país contra ataques que entidade passou a receber nos últimos meses.

Dia Nacional de Luta pela insatisfação com o descumprimento de compromissos assumidos pelo BB durante a Campanha Nacional 2024

Campanha contra assédio moral no Itaú
Campanha contra assédio moral no Itaú

Dia Nacional de Luta no Itaú
Os sindicatos têm recebidos inúmeras denúncias de que o banco tem demitido por justa causa, por falta de certificações da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), inclusive dirigentes sindicais. E para piorar, o banco tem “oferecido” aos trabalhadores adoecidos e de licença médica pelo INSS, a troca da estabilidade do emprego por uma indenização em dinheiro, se aproveitando do momento de fragilidade psicológica do bancário.

Dia nacional de luta: bancárias e bancários merecem respeito!
Categoria intensifica protestos nas agências, departamentos e redes sociais por aumento real com o mote #MerecemosRespeito. As ações ocorrem após última mesa de negociação, em que os bancos apresentaram proposta constrangedora de reajuste salarial com perda real de 0,57%. Em 2023, os bancos tiveram lucro de R$ 145 bilhões no país. No 1º semestre de 2024, o lucro dos cinco maiores bancos foi de R$ 60 bilhões, aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023. Entre as reivindicações da categoria bancária estão reajuste salarial que corresponda à reposição pelo INPC acumulado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, acrescido do aumento real de 5% e melhorias nas condições de trabalho, incluindo o fim da gestão por metas abusivas, que tem gerado adoecimento de bancárias e bancários.

Dia nacional de luta Terceirização Não!
Em protesto aos números crescentes de terceirizações nos bancos, trabalhadores e trabalhadoras de todo o país realizam nesta quinta, 22 de agosto, ações nas agências e escritórios do setor, com o fechamento ou retardamento na abertura das unidades. Se trabalha no banco é bancário! Com a manobra de contratação de terceirizados, os bancos reduzem os direitos trabalhistas, conquistados em mesa de negociação. Um verdadeiro desrespeito aos funcionários, tratando-se do setor que conquista lucros exorbitantes, fruto do trabalho diário de bancárias e bancários.
Não há mais itens para carregar no momento