No Paran , banc rios aderem a greve de 24 horas

(Curitiba) Depois de diversas manifestações promovidas na semana passada, os trabalhadores bancários de Curitiba fecharam nesta manhã (26 de setembro) agências em toda a cidade, principalmente na região central da capital (Ruas Marechal Deodoro e XV de Novembro) e os prédios de administração central do Banco do Brasil, HSBC, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. A paralisação é de 24 horas e deve abranger todo o país.

 

Amanhã (27) haverá reunião com a Fenaban. É a sexta rodada de negociação nesta Campanha. A minuta de reivindicações foi entregue no dia 10 de agosto. Ontem (25) mais de 700 bancários estiveram em assembléia em Curitiba, na qual aprovaram a realização da paralisação por 24 horas e reafirmaram sua postura de lutar por melhores condições de trabalho e contra a precarização das relações trabalhistas.

 

Durante a assembléia, José Paulo Staub, presidente em exercício do Sindicato, ressaltou que no início da campanha, diante da lucratividade apresentada pelos bancos, muitos trabalhadores acreditaram que a campanha seria rápida. Infelizmente, 25 dias após a data-base da categoria, ainda não foi apresentada uma proposta digna para os bancários. "Nós exigimos uma proposta que assegure a reposição salarial com ganho real. Não vamos aceitar abono e muito menos índice zero para os próximos dois anos. Nós exigimos uma proposta melhor do que a apresentada no ano passado, com uma melhor Participação nos Lucros e Resultados. Somos nós que asseguramos os lucros aos bancos e eles nos negam tudo na Campanha", afirmou Staub.

 

Os bancários enfatizaram que as despesas continuarão sendo reajustadas e aumentando anualmente, assim como as metas que lhes são impostas, portanto, nada mais injusto do que propor índice até 2008.

 

Ações em todo o Paraná

Além de Curitiba, a greve também é forte no interior do Paraná. Os bancários cruzaram os braços em Paranavaí, Londrina, Campo Mourão, Umuarama, Toledo e Apucarana.

 

Fonte: Patrícia Meyer – Fetec PR

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram