Mais de 30 mil banc rios parados em SÆo Paulo

(São Paulo) Subiu para 176 o número de agências e centros administrativos paralisados pela greve dos bancários no segundo balanço feito pouco depois das 13h desta terça-feira (26). Até esse horário, a greve abrangia pouco mais de 31 mil trabalhadores, dos 106 mil que atuam na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A diferença entre o número de locais parados pela manhã – 105 – e à tarde, 176, refere-se a agências de pequeno porte, daí o número de bancários em greve ter crescimento menor, apesar do aumento significativo de unidades paralisadas. Há 43 locais parados no Centro; 46 na Zona Leste; 18 na Zona Sul; 10 na Zona Norte; 13 na Zona Oeste; 29 na região de Osasco e 17 na da Paulista.

 

Pela manhã, os bancários sofreram com a repressão policial. Apesar disso, o movimento grevista continuou crescendo ao longo do dia. A PM foi acionada pelo Unibanco da Praça do Patriarca, Nossa Caixa e Bradesco da rua 15 de Novembro, Bradesco da rua Boa Vista e Safra da avenida Paulista.

 

Negociação

Uma nova rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) está prevista para amanhã, dia 27, às 15h, no hotel Gran Meliá Mofarrej. “Os bancários decidiram manter a mobilização porque em outras rodadas de negociação os banqueiros se comprometeram a apresentar proposta e nada. Só chamar para negociar não resolve, os bancários querem uma proposta digna”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

 

O lucro do setor cresceu, em média, mais de 40% no primeiro semestre de 2006. “E até agora, há quase um mês da nossa data-base, os banqueiros só disseram que não querem dar aumento para os bancários. A categoria está mobilizada e se mantiverem essa postura, os bancos vão ver a greve de 24 horas ser ampliada em todo o país”, avisa Marcolino.

 

Fonte: Cláudia Motta – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram