Dirigentes da Região Cento Norte reúnem com banco Itaú em São Paulo

Atendendo a solicitação dos sindicatos filiados a Fetec/Centro Norte (Fetec/CN) através dos dirigentes sindicais do Banco Itaú Unibanco, representantes da Fetec/CN estiveram reunidos no último dia 11 de março/09 na Sede do Banco Itaú em São Paulo com representantes da Superintendência de Relações Sindicais para apresentar e protocolar junto ao banco um dossiê minucioso contendo diversas reclamações e farta documentação comprobatória de que o convênio odontológico não tem atendido as necessidades dos funcionários do banco e também problemas com o atendimento da Unimed/Brasília.

A Fetec/Centro Norte foi representada pelo Coordenador Regional da Coe/Itaú Unibanco, Natércio C. Brito que também é dirigente do Seeb/Mato Grosso e pelo Secretário de Imprensa da Fetec/Centro Norte, Jair M. Gomes. Os dirigentes sindicais do Itaú foram recebidos pelos representantes da Superintendência de Relações Sindicais, do Itaú Unibanco, Geraldo Martins e Adriana Galluzzi.

Durante a reunião foram apresentadas pesquisas realizadas junto aos funcionários do Itaú Unibanco nas bases dos sindicatos de Mato Grosso, Brasília, Acre, Dourados, Rondonópolis/MT, Rondônia, Roraima e Pará/Amapá. Nessas pesquisas os funcionários apresentaram suas reclamações, críticas e reivindicaram a troca do plano odontológico representado pelo Interodonto por uma outra empresa que opera na Região Centro Norte. Segundo a constatação da pesquisa, em todos os sindicatos da base da Fetec/CN, a empresa Interodonto, desde o início de suas atividades, vem apresentando deficiências e descaso no atendimento, e por mais de quatro anos, apesar de inúmeras tentativas, sugestões e reuniões entre os dirigentes sindicais, representantes do banco e da prestadora, não foi possível atingir as soluções para os problemas. Durante todo esse tempo os bancários não tiveram um atendimento digno. Os trabalhadores dessas bases e seus sindicatos estão solicitando ao Itaú Unibanco a substituição da Interodonto por outra prestadora que zele por seus clientes.

Para os dirigentes sindicais do Banco Itaú o descaso da Interodonto com os bancários passou dos limites da tolerância, os trabalhadores correm sérios riscos de saúde, iniciam-se tratamentos e são interrompidos, os transtornos são de diversas naturezas, moral, pessoal e financeiro, pois na maioria dos casos o reembolso deixa o bancário no prejuízo. Tudo isso indigna os bancários, e também o fato de pagarem pelo plano e não ter disponível profissionais em áreas específicas (especialidades). Durante a reunião foi apresentada relação de especialidades médicas e relatório demonstrando a inexistência da prestação do serviço pelos odontólogos. “O número de dentistas (rede credenciada) na base dos sindicatos seria talvez até suficiente, mas se eles (os dentistas) executassem os procedimentos anunciados pela Interodonto, porém na prática quase todos, se recusam em atender, alegam que não “compensa”, pois a tabela praticada pela empresa é defasada.”, explica Natércio.

“Diante de uma insatisfação generalizada, não houve outra opção a não ser pedir o fim do convênio e a substituição por uma outra operadora que melhor atenda as necessidades dos bancários da Região Centro Norte”, destacou o dirigente da Fetec/CN Jair Gomes. “Os documentos comprovam as queixas e revoltas dos trabalhadores”, finalizou.

Problemas com a Unimed/Brasília – outro tema apresentado na reunião foi o convênio médico dos funcionários do Itaú Unibanco em Brasília – DF. “Em Brasília os funcionários amargam com o péssimo atendimento prestado pela Unimed/Brasília, o que deixa os trabalhadores em situações de angústia quando necessitam do atendimento”, relatou Natércio.

Segundo o Coordenador Regional da Coe/Itaú Unibanco na base da Fetec/Centro Norte, Natércio Brito, “os sindicatos de toda a base da Fetec/CN se envolveram, colaboraram com a Interodonto, indicaram profissionais, enfim fizeram um trabalho de consultoria, o que não era seu dever, tudo isso para ajudar a construir o Plano Odontológico. Houve mobilização em todos os sentidos, o que não houve, em nossa opinião, foi um empenho mínimo da prestadora em proporcionar aos bancários, um convênio digno, obrigando todos os sindicatos a serem unânimes, e em nome da categoria pedir o rompimento do convênio com a Interodonto e soluções para os problemas com a Unimed de Brasília/DF”, destacou o dirigente.

Para o Secretário de Imprensa da Fetec/CN, Jair Gomes, a reunião com o banco, pode ser considerada positiva. “O balanço que fazemos dessa reunião é muito positivo, pois os representantes do banco se sensibilizaram com os problemas apresentados e se comprometeram em buscar soluções para as nossas reivindicações”, salientou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram