Bancários entregam reivindicações específicas ao presidente do Banrisul

Primeira rodada de negociação deverá ocorrer na próxima semana

Os banrisulenses realizaram no final da manhã desta quinta-feira, dia 1º, a entrega da pauta específica dos trabalhadores à presidência do banco, em Porto Alegre. Diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários), Fetrafi-RS, Contraf-CUT e sindicatos do interior foram recebidos pelo presidente Túlio Zamin, que se comprometeu em marcar um primeiro encontro para quinta ou sexta-feira da próxima semana, dias 8 ou 9.

A pauta dos funcionários foi discutida e atualizada durante o 19º Encontro Nacional dos Banrisulenses, realizado no dia 20 de agosto, no Hotel Embaixador, na capital gaúcha.

A minuta contém 23 itens, entre elas o aumento do piso. Os funcionários também querem as diferenças de 5,5% perdidas em relação às negociações da Fenaban; a criação de uma comissão específica para discutir, avaliar e indicar propostas para a crise financeira do Plano 1 da Fundação Banrisul; isonomia de direitos para afastados em tratamento de saúde; redefinição dos prazos para finalização da proposta de plano de carreira no Banrisul; o fim das metas abusivas com revisão dos critérios da remuneração variável com extensão do benefício a todo o quadro de funcionários.

O presidente do SindBancários, Mauro Salles, ressaltou que a pauta foi uma construção de todos os setores do funcionalismo do Banrisul. “Os funcionários anseiam por um plano de carreira, melhores condições de trabalho e outras reivindicações. Este encontro cria uma expectativa dos funcionários e como representantes do movimento sindical, desejamos uma saudável negociação como também definir um calendário de negociações”, relatou.

“Nossa pauta contém reivindicações há muitos anos represadas. A minuta é fruto de vários encontros e discussões entre os banrisulenses. Desejamos iniciar logo as tratativas para as negociações específicas”, destacou o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha.

Tulio Zamin saudou os presentes e disse que pelo bom ambiente criado nos últimos com o movimento sindical, crê que o diálogo prevalecerá. “Entendo que a categoria tem o desejo de construir um plano de carreira adequado, mas também devemos olhar com atenção para a Fundação Banrisul. O desafio é construirmos ações positivas para a categoria, que é o que todos conclamam. Vamos buscar as soluções e não o enfrentamento, não é essa linha que desejamos”, declarou o presidente.

“Vamos fazer uma reunião na próxima semana, quinta ou sexta , daí montaremos um calendário para as negociações”, finalizou Zamin. A presidência deve confirmar o dia da reunião até o final desta quinta-feira.

Avaliação

A diretor do SindBancários Lourdes Rossoni fez uma boa avaliação do encontro. “Estamos em um momento ímpar, onde esperamos avançar em questões importantes dos banrisulenses, como o plano de carreira, condições de trabalho e o piso do Dieese. Nossa pauta também reivindica melhorias para o funcionalismo, como os operadores de negócios, plataformistas, caixas e demais funcionários. Cabe lembrar que teremos avanços em nossas questões específicas se tivermos a participação efetiva de todos os banrisulenses nesta campanha”, comentou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram