Bancários lançam Campanha Nacional no centro de Campinas

Os bancários lançaram na quinta-feira, 1º de setembro, a Campanha Nacional 2011 no centro de Campinas. Em ritmo de marchinhas de Carnaval e sob o comando da Nossa Banda, o Sindicato dos Bancários de Campinas ocupou a praça pública Rui Barbosa, onde um grupo teatral encenou o dia a dia dentro de um banco.

A rotina bancária inclui um atendimento prestado por um sistema financeiro que, com as benções do Banco Central, é excludente, direcionando expressivo segmento da sociedade aos famigerados correspondentes bancários.

No intervalo entre as três apresentações do grupo teatral, que ocorreram no período das 10h às 12h30, os diretores distribuíram manifesto em defesa de um Sistema Financeiro Cidadão e Emprego Decente à população. O presidente do Sindicato, Jeferson Boava, destacou as principais reivindicações da categoria. Mais uma vez, a população prestigiou a iniciativa do Sindicato e concordou que os bancos hoje não apenas selecionam clientes, como também os usuários.

Os dirigentes ainda distribuíram o manifesto nas principais agências, realizando rápidas reuniões e apresentando um balanço da primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional e a Fenaban sobre emprego e reivindicações sociais, ocorrida nos dias 30 e 31 de agosto.

Para o presidente Jeferson, “abrimos o debate com a sociedade sobre sistema financeiro e as bandeiras prioritárias da Campanha, focando na garantia de emprego. O lançamento ocorreu num dia que é um marco para a categoria. Ou seja, a data-base (1º de setembro), quando começa a contar o prazo para a construção de uma nova Convenção Coletiva de Trabalho, mais comumente chamada de Acordo Coletivo”, diz.

Para ele, a exemplo de anos anteriores, a luta será árdua. “O cenário é de uma Campanha dura. A postura dos banqueiros na primeira rodada deixa isso bastante evidente, pois rejeitaram todas as propostas da categoria. O momento é de mobilização. Com luta, é possível quebrar a intransigência já demonstrada pela Fenaban”, conclui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram