Bancários de Minas Gerais debatem sobre estratégia e aprovam propostas de luta

A 21ª Conferência Estadual dos Bancários de Minas Gerais, realizada no sábado (29) e domingo (30) debateu sobre a conjuntura, a reforma da Previdência, o macrossetor de serviços, a defesa dos bancos públicos e foi encerrada com o debate sobre organização e estratégia de luta da categoria, com definição de propostas de ação. Também foram eleitos os delegados para a Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada de 2 a 4 de agosto, em São Paulo.

Coube à presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, a tarefa de levar os delegados presentes a refletirem sobre a estratégia de luta e organização da categoria.

Reafirmando o tema da Conferência – Só unidos a luta nos garante – Juvandia ressaltou a necessidade da união da categoria na defesa dos direitos da classe trabalhadora. “A gente precisa um do outro, a gente não existe sem o outro, é com o outro que a gente aprende. Foi com união que garantimos nossos acordos nacionais. Mas estamos numa sociedade muito individualista e que incentiva a meritocracia em seu discurso neoliberal”.

Juvandia disse ainda que quem se recusa a fazer política, se recusa a ser cidadão, a ser agente de seus direitos e deveres. “A política transforma nossas vidas e faz a vida dos trabalhadores, da cidade e do país, melhor”.

A presidenta da Contraf-CUT concluiu ressaltando a importância da história da luta dos trabalhadores. “Temos sempre que relembrar a história das nossas conquistas, pois nenhum direito foi assegurado por bondade dos bancos. Tudo que temos hoje foi conquistado com muita luta”, afirmou.

Assista ao vídeo:

A Presidenta da Fetrafi-MG/CUT, Magaly Fagundes, ressaltou que a Conferência Estadual foi muito válida, com a discussão de pontos essenciais.

Assista ao vídeo:

A Conferência Estadual dos Bancários de Minas Gerais terminou com a aprovação de propostas de luta e elegeu os delegados que irão à 21ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre os dias 2 e 4 de agosto, em São Paulo.

Participaram da Conferência trabalhadoras e trabalhadores das bases dos oito sindicatos filiados à Fetrafi-MG/CUT: Belo Horizonte e Região, Teófilo Otoni e Região, Divinópolis e Região, Juiz de Fora e Região, Uberaba e Região, Patos de Minas e Região, Ipatinga e Região, e Cataguases e Região.

Texto: Contraf-CUT, com informações da Fetrafi-MG / Fotos: Alessandro Carvalho

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram