Dirigentes e delegados sindicais participam de curso de formação no Pará

Programa da Contraf-CUT foi realizado na sede do Sindicato dos Bancários do Pará, com grande número de participantes

O curso de Formação Sindical para Dirigentes – módulo 1, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), chegou às bases do movimento sindical bancário do Pará. O encontro, na sede do Sindicato dos Bancários do Pará (Seeb-PA), reuniu 60 dirigentes e delegados sindicais de todo o estado.

Participantes desenvolvem atividade interativa

Baseada em conceitos das teorias de Paulo Freire e de Lev Vygotsky, a metodologia busca a construção do conteúdo de forma interativa, como leitura em grupos, apresentações e debates, além do compartilhamento de experiências entre todos. Neste primeiro módulo, os temas históricos e teóricos focam na formação do movimento da classe trabalhadora, a partir da Revolução Industrial, no século XVIII.

O programa também enfatiza a organização dos trabalhadores no Brasil, desde a escravidão, o movimento anarquista e as greves do começo do século XX. A seguir, são tratados temas como o sindicalismo atrelado ao Estado no tempo de Getúlio Vargas e a estruturação da ação de categorias importantes, como bancários, metalúrgicos e professores, ao longo do século XX.

Curso teve presença de 60 dirigentes e delegados sindicais

Vários recursos são usados para a dinâmica das atividades, como documentários sobre o papel dos sindicatos na era Vargas, o golpe militar de 1964 e a resistência à ditadura militar que o seguiu até 1985, além da construção do movimento sindical bancário nesse cenário. As atividades nessa edição, realizada nesta sexta-feira (15) e sábado (16), foram coordenadas pelo assessor de Formação da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Jeter Gomes. Deram testemunhos sobre a luta dos trabalhadores contra a ditadura militar e a retomada do sindicato os militantes Vera Paulone e Betinho.


Ferramentas de luta

Como explica o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “este curso estimula várias habilidades ligadas às atividades do dirigente sindical, como organização, liderança, comunicação em público, disciplina e análise de cenário e de conjuntura”.

Card com a foto do grupo reunido ao final do curso no Pará

O dirigente da Contraf-CUT pontua que “a temática também é bastante ampla, permitindo debates sobre a história das lutas dos trabalhadores, com foco nos sindicatos, bem como nas questões de gênero, na luta sindical, no papel do dirigente e do delegado sindical e na preparação para a Campanha Nacional dos bancários 2024, além de disponibilizar ferramentas de luta para os trabalhadores”.

Vontade de aprender mais

Para a presidenta do Seeb-PA, Tatiana Oliveira, “o curso foi maravilhoso, pois fez um resgate histórico pela perspectiva da classe trabalhadora. Foi ótimo poder revisitar os fatos e personagens da nossa história, sobretudo agora que estamos para celebrar os 90 anos do Sindicato dos Bancários do Pará”.

A diretora de Formação da entidade, Cristiane Aleixo, avalia que “o curso em Belém, para delegadas e delegados sindicais, foi um momento ímpar de troca de informações, e aprendizados, no qual foram abordados diversos temas importantes para o desenvolvimento da consciência de classe da categoria, bem como o incentivo e a valorização das mulheres na política”. Para a dirigente paraense, “foi um curso que, sem dúvidas, ficará na memória de todas e todos e que nos despertou a vontade de aprender cada vez mais, sobre a história, as lutas e as conquistas de nossa categoria.”


Leia também

>>>>> Curso de Formação para Dirigentes tem nova turma em São Paulo

>>>>> Encontro de formação: sindicatos têm papel na reumanização da educação

>>>>> Desafios para levar formação às bases domina debate no 1º dia de encontro nacional

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram