Assembléia decide intensificar ações contras as demissões do Banestes

(Vitória) Manifestações nas agências do interior, protestos em sinais de trânsito da Capital do Espírito Santo, reunião com deputados, vereadores, líderes religiosos e da OAB e até denúncia junto ao Conselho de Ética do Estado. Essas são algumas das ações definidas na assembléia dos empregados do Banestes, realizada na noite desta terça-feira (20), no Centro Sindical dos Bancários, em Vitória. Os bancários denunciaram que continuam sofrendo perseguição por parte do banco e discutiram estratégias para intensificação do movimento pela reintegração dos demitidos.

“Vamos envolver a sociedade em nosso movimento e buscar o apoio de parlamentares, como os presidentes da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal, de organizações e de personalidades como o jurista João Batista Herckenhoff. O que o banco está fazendo contra os empregados fere o próprio Código de Ética do Estado”, disse o diretor do Sindicato Flávio Teixeira. As ações com o objetivo de anular as demissões serão iniciadas imediatamente.

Ações realizadas
Os contatos com parlamentares e personalidades do meio político já foram iniciados na semana passada, quando diretores da entidade estiveram com o deputado Cláudio Vereza (PT). O deputado prometeu buscar a interlocução com o governo estadual. Na segunda-feira (dia 19), o Sindicato se reuniu com o secretário estadual do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Casteglione.

A reintegração dos empregados do Banestes foi o assunto da reunião, no mesmo dia, com o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Sérgio Vidigal, em Vitória. Vidigal se comprometeu a entregar um ofício do Sindicato, relatando as reivindicações dos bancários, nas mãos do ministro Carlos Luppi. Na carta, os diretores pedem ao ministro o empenho no sentido de tornar sem efeito as demissões e o retorno das negociações específicas.

Nesta quarta-feira, na sede do Sindicato, os diretores receberam o diretor da CUT nacional, Jacir Afonso de Mello, e o presidente da CUT-ES, José Carlos Nunes. Os líderes cutistas se comprometeram a buscar a interlocução com os governos das esferas Federal e Estadual. “Essa discussão diz respeito aos trabalhadores em bancos de todo o país. Não vamos deixar que os bancos desestabilizem os empregados e os sindicatos”, disse Mello.

Intimidação
O Sindicato dos Bancários recebeu denúncia de que a direção do Banestes está ameaçando demitir, até dia 30 deste mês, os empregados que têm processos trabalhistas contra o banco. A informação é de que esses bancários não vão participar da festa de confraternização, que será realizada no dia 1º de dezembro.

Segundo o advogado do Sindicato, Fernando Madeira, as ameaças são práticas anti-sindicais e atentam contra os direitos dos trabalhadores. “Esse tipo de prática pode ser denunciada na Organização Internacional do Trabalho (OIT), o que pode resultar em uma condenação muito maior para os dirigentes do banco”, disse Madeira. A ameaça de demissão acontece em meio a um processo de negociação coletiva, o que caracteriza uma antiga prática de intimidação dos empregados.

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram