Trabalhadores das cooperativas preparam campanha por ampliação de direitos

A Campanha Nacional dos trabalhadores em Cooperativas de Crédito começa neste mês e tem por objetivo ampliar as cláusulas sociais da Convenção Coletiva dos Trabalhadores, que possuem data base em 1º de junho.

Em 2009, os empregados tiveram aumento real de salários, abono de R$ 700,00 e a participação nas sobras, que chegou a 10%. “A participação dos bancários na negociação foi fundamental para a conquista do aumento real e a ampliação dos direitos”, lembra Jair Alves, diretor da Fetec/SP.

Para Jair, a estratégia de luta em 2010 visa garantir mais conquistas para esses trabalhadores. “Vamos defender os interesses das cooperativas de crédito e levantar as bandeiras pela ampliação da licença-maternidade de seis meses, extensão do direito ao plano de saúde para os casais homoafetivos, 13ª cesta-alimentação, auxílio educação, entre outros, afirma.

Cooperativas assinam acordo com entidades que prejudicam trabalhadores

As cooperativas que tem por objetivo diminuir as conquistas e ao mesmo tempo aumentar a jornada de trabalho encontraram seu parceiro ideal na Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop), interessada na arrecadação do imposto sindical.

A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Policiais Militares do Estado de São Paulo (COOPMIL) e o Sindicato das Cooperativas de São Paulo (Sindicooperativas) foram duas entidades que assinaram acordo em 2009 com a Fenatracoop.

O acordo foi assinado com índice menor ao proposto pelo movimento sindical bancário. Com pisos e benefícios menores e também o aumento da jornada de trabalho, de seis para oito horas diárias.

“Estamos conscientizando os trabalhadores das cooperativas de como foram lesados com este acordo. Além disso, também questionamos juridicamente a Fenatracoop, para que entidades como essa deixem de existir e não prejudiquem ainda mais os empregados”, afirma Jair Alves.

Fenatracoop

A entidade foi criada a partir de três sindicatos de Trabalhadores em Cooperativas Agropecuárias, Agrícolas e Agroindustriais de cidades do sudoeste do Paraná (Medianeira, Palotina e Cascavel), além de um sindicato do sudoeste do Paraná e outro do estado do Paraná.

“As atividades no qual esta entidade poderia representar nada tem a ver com os trabalhadores que atuam em cooperativas de crédito”, afirma Jair Alves. “No máximo, tentaria representar áreas ligadas ao setor agrícola do Paraná e de modo algum pensar em representar todos os trabalhadores celetistas do país”, completa Jair.

Impugnação

Desde que saiu a publicação da Fenatracoop, foram apresentados 27 pedidos de impugnação, que tramitam até hoje.

“Aproveitando da morosidade judicial, algumas cooperativas, como a COOPMIL e Sindicooperativas assinaram acordos rebaixados, prejudicando os empregados”, finaliza Jair.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram