Seminário discute violência moral no trabalho no dia 13 em Curitiba

O Fórum Paranaense em Defesa ao Meio Ambiente do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT), com o apoio da Contraf-CUT, Sindicato dos Bancários de Curitiba e Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, realiza na próxima terça-feira (13), das 14h às 18h, em Curitiba, o seminário “Violência Moral no Trabalho: estratégias de enfrentamento”.

“Nosso objetivo é trazer à tona toda a questão relacionada ao adoecimento do bancário, as doenças decorrentes do assédio moral, da pressão pelo cumprimento de metas abusivas, problemas que muitas vezes são sofridos pelo trabalhador de forma silenciosa”, afirma Ana Fedeli, secretária da Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Bancários. “E mais: queremos apontar estratégias de enfrentamento destas questões”, salienta a dirigente sindical.

Entre os pontos de destaque que serão tratados no seminário, salienta Ana Fedeli, está a questão das perícias médicas. “Existe uma grande dificuldade do reconhecimento do problema mental e de suas causas nessas perícias. O trabalhador é o grande prejudicado nesses casos”, constata a dirigente sindical.

“O assédio moral nos bancos é um sério sinal de degradação das relações de trabalho, bem como do próprio ambiente de trabalho. É um sinal de alerta que, além de detectar problemas entre uma vítima e um agressor, remete a atenção para a organização do trabalho, para o modo de execução das tarefas diárias e como essa organização define as relações entre as pessoas”, avalia Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.

A atividade terá como palestrantes Roberto Heloani, professor da Unicamp, doutor em psicologia e professor convidado da Université de Paris 10 – Sorbonne, e Jane Salvador, professora de Direito do Trabalho na Unibrasil e mestre em direito pela PUC/PR.
A mesa será presidida por Zuher Handar, médico da Cest/PR e consultor em Saúde do Trabalhador da FETM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba.

O evento acontece no Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba.

Parceria

O Sindicato dos Bancários participa do Fórum Paranaense em Defesa ao Meio Ambiente do Trabalho, promovido pelo MPT, e que congrega diversos setores da sociedade, incluindo gestores públicos, academia, sindicatos.

Ana Fedeli destaca que, paralelamente ao Fórum, os bancários têm desenvolvido parcerias com o MPT. “Conseguimos, por exemplo, em um esforço conjunto, duas liminares que proíbem o HSBC e o Itaú de demitirem funcionários adoecidos”, afirma. “Há também uma ação civil pública contra o Itaú que proíbe o banco de dispensar pessoas com deficiência”.

“Outra luta que estamos travando em conjunto é para que o INSS reconheça a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) emitida pelo banco e pelo sindicato”, destaca a dirigente sindical.

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo e-mail
[email protected]

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram