Seeb MT realiza oficina no Dia Internacional de Combate e Prevenção às LER/Dort

Nesse sábado, 28 de fevereiro, o Sindicato dos Bancários e dos trabalhadores do Ramo Financeiro (SEEB/MT) realizou uma oficina de prevenção e combate às LER/DORT, tendo a participação dos diretores do sindicato e da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro(FETEC-CN). Essa atividade faz parte do calendário das muitas das ações a serem executadas nesse ano pelo sindicado.

Além do público alvo que foram os trabalhadores do ramo financeiro, contou-se também com a presença de trabalhadores de outras categorias.

A oficina foi iniciada com o discurso do presidente do SEEB/MT, Arilson da Silva, onde frisou a preocupação da entidade com a doença, fazendo um retrospecto dos principais problemas que os trabalhadores do ramo financeiro enfrentam. “A maioria delas é devido à resistência patronal em cumprir determinações legais que protegem a categoria.”Finaliza.

Em seguida a presidente da FETEC-CN, Sonia Rocha, demonstrou que as vitimas sofrem com diversos tipos de preconceito, inclusive dos próprios colegas de trabalho.”A doença está vitimando não somente os trabalhadores que executam tarefas diárias de digitação, mas também, pessoas de hierarquias superiores, como chefes de departamentos, gerentes, etc.. Essas proporções têm causado certa angústia no movimento sindical bancário, pois o trabalhador entra sadio na empresa e lá acaba adoecendo e a responsabilidade deve ser da empresa.”

Representando o INSS, a assistente social senhora Brailde, reforçou o empenho da previdência em prestar assistência aos lesionados, dizendo que os trabalhadores devem estar unidos somando forças e reivindicando pelos seus direitos. Afirmou ainda, que o fato do trabalhador estar doente não significa que ele está inapto ao trabalho, e este deve estar atento as atitudes da empresa, pois muitas vezes, os patrões informam ao INSS que a doença é comum e não está relacionada ao trabalho, o que provoca uma série de transtorno ao trabalhador.

Diversos sindicalistas se manifestaram em prol das vítimas, dentre eles a secretaria de saúde do SEEB/MT, Italina Fachinni que argumentou que a categoria do ramo financeiro são as maiores vítimas da doença e que é papel não só do sindicato, mas também dos bancos, prestarem-lhes orientações jurídicas e também realizar palestras e oficinas como estas prevenindo os trabalhadores e evitando assim novas vítimas.

O secretário de políticas sociais do SEEB/MT, João Luis Dourado, orientou aos participantes sobre a importância do preenchimento da CAT(Comunicado de Acidente de Trabalho) sendo que este é o instrumento que dá garantias ao trabalhador.

O secretário jurídico, Eduardo Alencar, prestou diversas orientações jurídicas, respondendo sobre recursos administrativos, sobre as questões relacionadas a indenizações de danos materiais e morais decorrentes da LER/DORT, ressaltando ainda que a nova legislação prevê um prazo de prescrição de apenas 3 anos após a constatação da doença.

A oficina foi encerrada com uma exposição do professor de educação física, Rogério, que orientou todos os participantes sobre a importância da prevenção da LER/DORT, deixando claro que o sedentarismo afeta 80% da população e é o maior inimigo dos trabalhadores. Aconselhando que a atividade física é o caminho para proporcionar a qualidade vida aos trabalhadores.

Por isso, é necessário que todos os trabalhadores do ramo financeiro estejam alertas quanto aos sintomas e procedimentos a serem realizados e sempre que houver dúvidas procurar orientações no sindicato. Finaliza, Arilson da Silva.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram