Seeb Curitiba: audiência sobre LER/Dort será nesta terça

Será realizada nesta terça, dia 03 de março, às 10 horas, um audiência pública, no plenarinho da Assembléia Legislativa, em Curitiba, sobre saúde do trabalhador. O encontro debaterá medidas de prevenção para as doenças ocupacionais e de apoio ao trabalhadores acometidos pelas Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

A audiência está sendo promovida pelo Sindicato dos bancários de Curitiba, CUT/PR e deputado Tadeu Veneri. Foram convidados para o debate representantes do Conselho Regional de Medicina, Comissão Interna de Saúde do Trabalhador, Procuradoria Regional do Trabalho e Gerência Regional do INSS. Os trabalhadores bancários também são convidados para participar deste debate.

Campanha de combate e prevenção à LER/Dort 2009

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região realiza em 2009 nova campanha de prevenção às LER/Dort. Este ano, a campanha inclui, além de reportagem especial na revista Bancári@s, um alerta divulgado em emissora de rádio. A mensagem poderá ser ouvida em torno das 18h50, de segunda até quarta-feira, na Band News.

Confira abaixo a mensagem que estará sendo divulgada em Curitiba e região:

Na semana de prevenção ao LER/DORT, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região alerta os bancários e a população para os riscos das lesões por esforços repetitivos relacionadas ao trabalho. Lembre-se: a sua saúde é seu maior patrimônio. Sobrecarga de trabalho, mobiliário inadequado em seu local de trabalho, movimentos repetitivos e a ausência de pausas regulares são os principais fatores que levam os trabalhadores ao adoecimento. Previna-se. Faça alongamentos, realize atividades físicas e respeite os limites do seu corpo. O Sindicato dos Bancários de Curitiba está ao seu lado. Mais informações em www.bancariosdecuritiba.org.br

O que são as LER e como os trabalhadores podem enfrentá-las

Sábado, dia 28 de fevereiro, foi Dia Internacional de prevenção das LER/Dort. A sigla combinada significa Lesões Por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A data foi criada no Canadá por um grupo de trabalhadores Lesionados em 28 de fevereiro de 1995. O conjunto de enfermidades abrangido pelas LER/Dort representam a grande doença profissional do século 21 – algo semelhante ao que eram as doenças respiratórias e os desabamentos para os mineiros de carvão do início da Revolução Industrial.

Nas últimas décadas, novas alterações no mundo do trabalho foram sentidas pelos trabalhadores, com a introdução da informatização em todos os setores. Esse advento contribuiu para que aumentasse a incidência das LER em âmbito mundial. A doença é considerada invisível pois é de difícil comprovação, causando sérios problemas para os trabalhadores acometidos.

A nomenclatura LER é empregada pelo INSS para designar as seguintes doenças: tenossinovite, tendinite, bursite, entre outras que atingem milhares de trabalhadores, no auge do seu desempenho laboral.

A globalização contribuiu para que as LER/Dort se tornassem as doenças de maior prevalência entre as relacionadas ao trabalho no Brasil de hoje.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram