Sindicato de Curitiba promove evento sobre o papel dos bancos públicos

No próximo dia 16 de março, o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região irá promover o Encontro Regional dos trabalhadores da Caixa e do Banco do Brasil. A programação do evento se estende ao longo de todo dia e inclui debates sobre o papel dos bancos públicos federais no atual cenário de crise econômica e sobre os Fundos de Pensão destas instituições financeiras. O encontro reunirá trabalhadores bancários, especialistas e personalidades atuantes nestes bancos, e será realizado no Hotel Rayon (Visconde de Nácar, 1424).

Entre os participantes do debate, já estão confirmados o economista Guilherme Lacerda, presidente da Funcef; José Ricardo Sasseron, presidente da Anapar; a economista Clarice Coppetti, vice-presidente de TI da Caixa; o professor da UFAL Cícero Carvalho; e Luiz Oswaldo de Souza, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Socioambiental do BB.

Cenário

Ao assumir o governo, o presidente Lula se mostrou empenhado em construir uma nova proposta para os bancos públicos federais do país. Lula se contrapunha a um modelo político e econômico que havia suspendido as contratações, promovido o sucateamento e havia contido os investimentos das instituições financeiras em áreas essenciais para o desenvolvimento do país. O Banco do Brasil estava sendo preparado para a privatização e na Caixa proliferavam normativos internos que retiravam direitos, criavam duas classes de trabalhadores dentro da mesma empresa e puniam os funcionários.

Desde o princípio de seu governo, Lula evidenciou que, para o Estado Brasileiro, BB e Caixa são essenciais e que elas precisam ter uma função genuinamente social, sem deixar de disputar mercados. O presidente retomou os concursos, nomeou representantes dos trabalhadores para funções essenciais e promoveu a revitalização dos bancos públicos federais, que se tornaram mais competitivos e essenciais para as decisões do governo neste momento de crise financeira.

Apesar destas vitórias, o governo ficou devendo a regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, uma política mais rápida e incisiva para promover a isonomia e não poupou os trabalhadores de alguns dissabores como o fim das substituições no Banco do Brasil, os processos de terceirização, lentidão e silêncio diante da urgente necessidade de revisão e novas propostas de planos de cargo e salários e a ameaça de desconto dos dias parados na Caixa. É este o cenário que permeará a realização do Encontro Regional dos trabalhadores da Caixa e do Banco do Brasil.

Confira a programação completa do evento:

9h – Abertura do Encontro Regional;
9h30 – Debate sobre os Fundos de Pensão nos bancos públicos federais, com a participação de Guilherme Lacerda, José Ricardo Sasseron e o jornalista e presidente da Previ Sérgio Rosa (à confirmar);
12h – Intervalo para o almoço;
14h – Debate sobre o papel dos bancos públicos federais no cenário de crise econômica, com participação de Cícero Carvalho, Clarice Coppetti, Luiz Oswaldo de Souza, do presidente da CUT, Artur Henrique (à confirmar), e do presidente do Sindicato dos Bancário de Curitiba e região, Otávio Dias;
18h – Coquetel de encerramento com apresentação dos músicos João Félix e Bernardo Bravo.

As inscrições podem ser realizada pelo link: http://www.bancariosdecuritiba.org.br/form_cadastro.asp.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Haverá emissão de certificado de participação.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram