Seeb ES vai à Justiça contra eleição de conselheiro no Banestes

(Vitória) O Sindicato do ES vai entrar na Justiça com uma ação questionando os critérios para apresentação de candidatura na eleição do novo conselheiro representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banestes. Segundo o diretor da entidade Flávio Teixeira, mais uma vez a direção do banco quer incluir exigências que não estão previstas em lei. Diante da proposta de texto apresentada pelo Banestes, o Sindicato decidiu não integrar a Comissão Eleitoral que vai conduzir o processo.

“Não aceitamos participar de um processo que fere a Constituição Estadual e que exclui a maioria dos funcionários do Banestes. Além disso, não fomos convidados a participar da elaboração da resolução e definição dos critérios”, afirmou Flávio Teixeira.

De acordo com o texto enviado pelo Banestes ao Sindicato, para ser candidato o bancário teria que ser acionista do banco; ter exercido cargo de gerente geral na Direção Geral ou equivalente; ter, no mínimo, doze anos de trabalho no banco; ter formação profissional em nível superior ou comprovada experiência e conhecimento das melhores práticas de governança corporativa, dentre outras exigências.

O advogado Fernando Madeira lembra, no entanto, que a Constituição Estadual e a Lei Nº 6.404/76 não estabelecem “óbices para o exercício da representação”. Madeira lembrou que essa será a terceira vez que o Sindicato vai acionar a Justiça contra critérios estabelecidos pelo Banestes para as eleições do conselheiro representante. Em duas ocasiões, o Sindicato conquistou decisões favoráveis na Justiça.

A eleição do novo representante dos bancários no Conselho de Administração do Banestes está prevista para o dia 7 de abril. O prazo para inscrição vai até 14 de março. A eleição é para um mandato de dois anos.

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram