Programação do mês da mulher do Seeb Pernambuco começa nesta quarta

(Recife) Começa nesta quarta, 5 de março, a programação do Sindicato para o mês dedicado à mulher. Para abrir a agenda, o assédio sexual é debatido a partir da exibição do filme Terra Fria, no auditório do Sindicato, às 19 horas. Ele narra o primeiro caso de processo judicial por conta de assédio nos Estados Unidos, em 1994. Um debate, seguido de lanche, fecham o dia.

A redução da jornada de trabalho sem redução dos salários é o mote da programação das mulheres trabalhadoras da CUT – Central Única dos Trabalhadores. E com razão. São elas as maiores vítimas das extensas jornadas de trabalho. São elas que, geralmente, acumulam duas, três jornadas. E, não raro, ainda precisam estudar para buscar aprimoramento em um mercado que exige muito mais da mulher. Dupla jornada, assédio moral e educação dos filhos são temas que serão discutidos em outro evento da agenda de março: o Encontro Estadual de Mulheres Bancárias, promovido pelo Sindicato no dia 29.

No dia 7 de março, uma sexta-feira, o Sindicato acompanha a passeata das mulheres da CUT. Elas saem às 15 horas da Praça Oswaldo Cruz em direção ao Palácio do Campo das Princesas, onde entregam as reivindicações das trabalhadoras rurais e urbanas. Nas agências, as bancárias recebem chocolates e um marcador de texto, convite para o Encontro Estadual do dia 29.

No sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma dupla programação. Tem café da manhã no Mercado de São José, promovido pela CUT; e na sede da Apcef – Associação de Pessoal da Caixa Econômica, promoção conjunta do Sindicato, Apcef, Agcef – Associação de Gerentes da Caixa, e do setor de Recursos Humanos do banco.

Quem for ao Mercado, pode seguir em caminhada até o Parque 13 de Maio, onde haverá atrações políticas e culturais. Na Associação, a secretária de Formação do Sindicato, Suzineide Rodrigues, autora de tese de mestrado sobre a participação das mulheres no movimento sindical, fala sobre eqüidade de gênero. E a responsável pela Caixa apresenta o programa do banco para diminuir as diferenças de oportunidades no banco.

O Encontro Estadual das Mulheres Bancárias é o evento central da programação promovida pelo Sindicato. É um dia inteiro de debates: 29 de março, das 9 às 17 horas. Debates, apresentação de filmes, apresentação cultural, e trabalhos em grupo para elaboração de propostas para a Campanha Nacional 2008: eis um resumo da programação. Em discussão, temas como assédio moral, dupla jornada de trabalho, licença maternidade, ampliação do tempo de auxílio creche, acompanhamento da educação de filhos e filhas, a mulher no mundo do trabalho

Fonte: Seec PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram