Reunião do CAPS-Itaú discute melhorias para os planos de saúde

O Comitê de Acompanhamento do Plano de Saúde do Itaú (CAPS) realizou nesta segunda (18) uma reunião com o banco em que foram apresentadas propostas para melhoria dos convênios, com destaque para o plano odontológico da Interodonto.

A reunião foi aberta com uma apresentação sobre o plano de saúde pelo superintendente da área de convênios do banco, expondo o histórico desde a primeira mudança em 2003 até a autogestão em 2005. A autogestão é responsável atualmente por 65% (113.274 vidas), enquanto o restante – 35% (60.561 vidas) -, são de operadores do mercado, como a Unimed.

O banco informou também que está custeando por liberalidade 50% do valor da mensalidade do padrão executivo para gerentes, superintendentes e especialistas I e II. Os dirigentes se colocaram contra a medida. “Não concordamos com essa política discriminatória, pois todos os bancários contribuíram par ao crescimento dos resultados do banco”, afirma Adriana Magalhães, membro do CAPS.

O banco ressaltou algumas ações, como o serviço de Home Care, voltado aos pacientes crônicos, e a política de acolhimento aos portadores de HIV. O banco também informou que foram apresentadas melhoras na política de reembolso, que está sendo realizado em até 15 dias em 90,85% dos pedidos feitos.

Outra novidade foi à apresentação das novas coberturas e os novos procedimentos indicados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), informando sobre a disponibilidade de consultas em especialidades como nutrição, fonoaudiologia e psicoterapia.

Os trabalhadores colocaram novamente em pauta os problemas relacionados ao plano odontológico, principalmente a Interodonto. Foi realizado um levantamento pelo movimento sindical e oito federações apresentaram denúncias e demandas referentes à operadora. O banco se colocou a disposição juntamente com a operadora para visitar estas localidades e sanar os problemas apresentados. “Deixamos bem claro que mesmo que sejam providenciadas todas as ações, não resultando em mudanças no padrão de atendimento, exigiremos a mudança de operadora”, enfatiza Adriana.

Os representantes dos trabalhadores também solicitaram a possibilidade de adesão ao plano odontológico para os bancários que não aderiram ao plano de saúde. A resposta do banco foi que responderá na próxima reunião sobre essa solicitação.

Outra reivindicação foi o credenciamento de alguns hospitais no padrão especial, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e em Mogi das Cruzes. “São hospitais mais avançados e com maior capacidade de atendimento”, explica Adriana. O banco se defendeu dizendo que o credenciamento destes hospitais encareceria o custo do plano. A resposta não foi acatada pelos bancários, que enxergam nesta ampliação de cobertura a melhoria da rede. “Incluindo os hospitais de ponta valorizamos o funcionalismo, já que buscamos um convênio médico que atenda as nossas necessidades”, ressaltou Adriana. “Também já pontuamos que não aceitaremos reajustes no plano de saúde sem uma prévia discussão com o movimento sindical, apresentando as justificativas para qualquer tipo de alteração”, finaliza.

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