Quinta-feira de mobilizações agita capital e interior de São Paulo

Depois de mais uma rodada de negociação sem avanços com a Fenaban, os bancários de várias regiões do país foram às ruas, na manhã desta quinta-feira (10), demonstrar indignação frente à falta de proposta dos banqueiros.

Logo no início da manhã, a caravana da FETEC/CUT-SP e sindicatos filiados chegou em Araraquara, para encerrar o ciclo de lançamentos regionais, que tanto animaram a Campanha Nacional 2009 no decorrer do último mês.

A caravana percorreu a região central da cidade, fazendo paradas nas principais agências. A atividade contou com batuques e muito dialogo com os bancários e a população local. “Notamos uma grande expectativa na base com relação ao andamento das negociações”, relata o presidente do Sindicato dos Bancários de Araraquara, Gilberto Paulilo, ao classificar o lançamento como bastante animado.

Para o dirigente, embora o sentimento da base com relação a essa campanha ainda esteja bastante diferenciado, sobretudo para os funcionários de bancos em processos de fusão/incorporação, os bancários estão conscientes de que precisarão tomar uma decisão caso os bancos persistam na falta de propostas.

Em São Paulo, houve paralisação de 45 agências do Centro Velho até ao meio-dia e retardamento da entrada dos funcionários nas concentrações Unibanco Patriarca e Boa Vista, Complexo São João do Banco do Brasil e Nossa Caixa da Rua XV de Novembro e Álvares Penteado. O protesto mobilizou cerca de 6.500 trabalhadores.

Ainda na base da FETEC SP, o Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região promoveu um mutirão nas agências da Vila Galvão, com realização de reuniões e distribuição de materiais, chamando a atenção da categoria sobre a necessidade de se ampliarem as pressões sobre os banqueiros. Na região do ABC, foi realizada manifestação na cidade de Mauá.

A exemplo da capital paulista, também ocorreram paralisações em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Vitória, Fortaleza, Cuiabá, Teresina e Londrina, entre outras, em protesto às negativas dos bancos às reivindicações da categoria.

Conforme a Fenaban, uma proposta global de acordo para esta Campanha Nacional deve ser apresentada na próxima rodada de negociação, na quinta-feira (17).

Na terça-feira (15), a FETEC SP realizará Plenária Estadual Ampliada para avaliar os processos de negociação em curso com a Fenaban, Caixa Federal, Banco do Brasil e Nossa Caixa, e definir os rumos da campanha.

A plenária será a partir das 10h, no Auditório Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram