Protesto de bancários marcará aniversário do Banrisul nesta quarta-feira

(Porto Alegre) Os bancários farão protesto contra privatização do Banrisul nesta 4ª, dia 12, quando o banco completa 79 anos. A manifestação será às 12h, em frente ao edifício sede da instituição, na Rua Caldas Junior, na Capital. O ato está sendo organizado pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e pela Federação dos Bancários RS (Feeb-RS). Também será pedido abertura de negociações da campanha salarial 2007. A pauta de reivindicações foi entregue em agosto à direção do banco, que não sinalizou até agora para conversações.

O tom será de luto e não de festa. Conforme o secretário-geral do SindBancários, Fabio Alves, o maior presente foi dado pela governadora Yeda Crusius. “Foi um autêntico presente de grego. Ela acaba de vender 43% das ações do Banrisul. Quem está comemorando é o mercado, pois quase 90% dos papéis foram arrematados por investidores estrangeiros”, lamentou o secretário-geral.

Os bancários farão alerta sobre o futuro do banco. Dos R$ 2,086 bilhões arrecadados com a venda das ações, apenas R$ 800 milhões ficarão com a instituição. “Só que até agora não se sabe ao certo no que será usado esse recurso. Mais: nem como será interferência dos novos sócios na gestão”, reforça Alves.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram