Posto do Santander sofre segundo assalto em nove dias em Porto Alegre

(Porto Alegre) O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre informa que o posto bancário do Santander, assaltado na tarde desta quarta, dia 28, na Capital, sofreu o segundo assalto em nove dias. Mais: é o terceiro ataque em 15 meses ao mesmo posto. Trata-se da unidade do Santander no interior do prédio da Ulbra, localizado na esquina da Rua Voluntários da Pátria com Coronel Vicente. Com isso são 12 assaltos em novembro, três vezes mais que o registrado em outubro no Estado. A entidade afirma que o posto não tem vidros blindados e nem câmeras de vídeo (previstos em lei), o que facilitou o acesso dos assaltantes.

Os bancários foram atendidos pela entidade, receberam apoio psicológico e não esconderam o trauma da violência que virou rotina. Para o Sindicato dos Bancários, a ocorrência expõe a deficiência na segurança interna dos bancos. Hoje a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) divulgou, em reunião com os bancários, bancos e Polícia Federal, plano da Operação Papai Noel. Mas a operação atinge apenas as ruas, garantindo maior vigilância no fluxo de pessoas para os bancos no fim do ano.

O diretor do Sindicato, Ademir Wiederkehr, alerta que o novo ataque ao posto do Santander mostra que equipamentos obrigatórios são desrespeitados, facilitando a ação dos bandidos. Será exigida melhoria na estrutura de segurança do posto, com a contratação de mais um vigilante, colocação imediata de câmeras de vídeo (conforme a lei municipal 8.115/98), reforço da fachada com vidros blindados e mudança do local de instalação do posto.

Dois homens entraram no posto, que está situado em área com pouco movimento, no interior do prédio. Apontaram arma para o único vigilante, que permitiu o acesso ela porta giratória. “Tudo porque o vidro não é blindado. As fachadas não estão protegidas e a legislação de Porto Alegre prevê que elas sejam condizentes com as portas, que são à prova de balas”, cobra Ademir.

Fonte: Seeb Porto Alegre

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram