Pagamento de 13º começa com três assaltos a banco no RS

(Porto Alegre) A oferta maior de dinheiro com o pagamento do 13º salário confirmou os prognósticos do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Primeiro dia do pagamento, nesta sexta, dia 30, e três assaltos a banco no RS. Um na Capital, outro em Sapucaia do Sul e o terceiro na Serra, em Caxias do Sul. O 13º injeta R$ 4 bilhões na economia gaúcha, conforme o Dieese. Os ataques comprovaram escancaram outro perigo: os alvos preferenciais são postos bancários, cuja segurança é precária e a operação é em locais fechados, distante segurança pública.

“A Operação Papai Noel já tinha de estar nas ruas nesta sexta. Mais: os bancos terão de investir mais em segurança. Um banco mexe com dinheiro e por isso não ser um local qualquer. Exige vigilância total”, cobra Juberlei Baes Bacelo, presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. O levantamento do Sindicato indica que, com os três novos casos, novembro registra 15 assaltos, igualando-se a abril e interrompendo uma seqüência de seis meses de queda nas estatísticas.

No ano, já são 133 ataques que incluem assaltos, tentativas, seqüestros, furtos e arrombamentos. Os novos assaltos apontam a facilidade de acesso. No posto do Santander, localizado na prefeitura de Sapucaia, os assaltantes usaram marreta para derrubar o vidro. Um dos criminosos usava um fuzil. O posto do ABN/Real assaltado na Capital fica no IPA. Em Caxias, dez homens atacaram o posto do Itaú dentro da Frangosul, um morreu.

Na última quarta-feira, dia 28, a direção do Sindicato dos Bancários se reuniu com a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), que expôs o plano da Operação Papai Noel. A proposta de que deveria haver esquema especial no fim de ano foi feita em reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Segurança Pública, há duas semanas.

Para Bacelo, além de maior policiamento, é urgente que haja reforço do número de vigilantes nos postos (normalmente apenas um segurança fica no local) – cumprindo portaria federal, colocação imediata de câmeras de vídeo (lei da Capital), reforço da fachada com vidros blindados e mudança do local de instalação do posto.

Fonte: Seeb Porto Alegre

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram