PoA: Presos suspeitos de adulterar caixa eletrônico do ABN/Real na Serra

Estão presos preventivamente em presídios estaduais não-divulgados pela Polícia Civil os suspeitos de terem adulterado um caixa eletrônico do Banco Real, em Bento Gonçalves. Segundo a polícia, Ricardo Tadeu Firmino Souza, 30 anos, Alex Messias Conceição de Sousa, 26 anos, e Alessandro Santos Rosa, 31 anos, arrombaram, entre sexta-feira, dia 18, e sábado, dia 19, a agência onde funcionavam cinco terminais.

Sem disfarces ou máscaras, danificaram quatro máquinas e deixaram operando uma, onde eles conectaram um computador portátil para furtar as senhas dos clientes. Os três suspeitos capturados são paulistas e desembarcaram no Rio Grande do Sul na sexta-feira, instalando-se em Bento Gonçalves, onde deram início ao plano.

As investigações policiais começaram na manhã de sábado, dia 19, a partir do relato do gerente da agência de que havia sinais de arrombamento no prédio. Dois integrantes da quadrilha foram presos em Bento Gonçalves, quando chegavam ao hotel onde estavam hospedados. O terceiro membro do grupo foi interceptado no momento do desembarque no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

– Eles não assumiram o crime, mas as imagens (do circuito de TV do banco) nos dão 100% de certeza de que foram eles – disse delegado Clóvis Rodrigues de Souza.

O tipo de tecnologia empregada na adulteração do caixa surpreendeu a polícia. Depois de abrir o caixa eletrônico pela frente, os suspeitos acoplaram um notebook ao terminal, com cabos especiais e alguns utilizados em redes domésticas de computadores.

– Não há como saber, agora, que tipo de programa era usado pela quadrilha. Só a perícia dirá – diz o delegado.

O número de clientes que tiveram suas contas e senhas capturadas pelos criminosos ainda não é conhecido.

A instalação de câmeras de monitoramento a distância é uma das reivindicações constantes do SindBancários dentro da necessidade de oferecer segurança em postos e agências. O Sindicato também pede a contratação de mais vigilantes e a colocação de portas giratórias antes da sala de auto-antedimento, além do cumprimento da Lei da Blindagem. A nova legislação já foi publicada no Diário Oficial do Município e os bancos têm 180 dias para se adequar às normas.

Como agiam

Detalhes da ação criminosa só serão conhecidos quando for feita perícia em computador utilizado pela quadrilha. Entretanto, investigação preliminar da polícia aponta como o grupo operava:

– Segundo a polícia, o bando tinha vasto conhecimento de informática, já que conectou um notebook no terminal eletrônico através de cabos e em fração de minutos

– Os dados (os números de contas e as senhas) dos clientes teriam como destino o Estado de São Paulo

– Lá, seriam clonadas as contas e confeccionados cartões falsos para uso da quadrilha

Veja a estatística do medo em abril:

1. Dia 2: Sicredi – Itaara: assalto
2. Dia 3: Santander – Porto Alegre (Agência Farrapos): arrombamento
3. Dia 3: HSBC – Gravataí: arrombamento
4. Dia 6: Banco do Brasil – Cachoeirinha (PAB): tentativa de assalto
5. Dia 7: Banco Real – Porto Alegre (Hospital Porto Alegre): assalto
6. Dia 7: Unibanco – Canoas: assalto
7. Dia 13: Banco do Brasil – Portão: arrombamento
8. Dia 14: Banrisul – São Leopoldo (Scharlau): assalto com ferido
9. Dia 16: Santander (PAB Prefeitura de Esteio): assalto
10. Dia 19: ABN Real – Bento Gonçalves: arrombamento

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram