HSBC divulga cumprimento da cota de 5% de pessoas com deficiência

O HSBC apresentou nesta quinta-feira, 6, em Curitiba, os resultados de seu Programa de Capacitação de Pessoas com Deficiência. Após cinco anos de implementação do projeto, o banco inglês comemora o fato de ter conseguido ultrapassar a cota de 5% para admissão de pessoas com deficiência prevista em lei.

Segundo o banco, entre 1 mil e 1,2 mil pessoas foram habilitadas pelo programa de capacitação. A empresa, no entanto, não realizou uma apresentação com todos os dados (número exato de trabalhadores capacitados, tipos de deficiências, local de trabalho).

O cumprimento da lei pelo HSBC, contudo, ganha relevância quando confrontado com os números obtidos no Mapa da Diversidade, que mostrou que o sistema financeiro não cumpre a cota mínima de 5%.

A alta cúpula do HSBC esteve presente ao evento, dentre eles Emílson Alonso, presidente e CEO do HSBC América Latina e Caribe, e Conrado Engel, presidente e CEO do HSBC Bank Brasil. Participou também o Procurador Regional do Trabalho Ricardo Tadeu Fonseca, do Paraná, responsável pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que determinou o enquadramento legal do banco à legislação brasileira.

A secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Deise Recoaro, e o funcionário do HSBC e secretário de Organização do Ramo Financeiro, Miguel Pereira, participaram do evento de apresentação.

A inclusão de pessoas com deficiência é um tema importante para os bancários, sendo inclusive objeto de negociação na mesa temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban.

A Contraf-CUT irá solicitar formalmente ao banco as informações completas sobre o programa, visando acompanhar a atuação do HSBC e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho bancário.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram