Greve geral contra medidas de ajuste do FMI paralisa a Grécia nesta quarta

A Grécia amanheceu nesta quarta-feira, dia 5, praticamente paralisada por uma greve geral, a terceira desde fevereiro, convocada pelos sindicatos para protestar contra o plano de austeridade imposto pelo governo de Giorgos Papandreou em troca de uma ajuda financeira da União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo as agências de notícias, os transportes aéreos, marítimos e ferroviários estão parados, a maioria das escolas e administrações públicas estão fechadas.

Os bancos e as grandes empresas do setor público funcionam com poucos funcionários e os hospitais garantem apenas os serviços de emergência.

A greve inclui a imprensa, com os serviços jornalísticos de rádios, TVs e jornais interrompidos.

O transporte urbano de Atenas funcionou com horário restrito para permitir a chegada dos manifestantes aos locais dos protestos convocados pelos sindicatos no centro da cidade.

O FMI e os países do euro fizeram empréstimos por ? 110 bilhões à Grécia para pagar sua elevada dívida, em troca que o país aplique severas medidas de economia, como a redução dos salários dos funcionários, o aumento dos impostos e uma flexibilização da legislação trabalhista, incluídos mais despedidos.

Até 2012, o governo grego se comprometeu a economizar ? 30 bilhões do orçamento nacional com essas medidas de austeridade.

A legislação também prevê aumentos dos impostos sobre tabaco, álcool, produtos de luxo e gasolina, já efetivados desde terça-feira, assim como o aumento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) a partir do dia 1º de julho de 21 para 23%.

Violência

Confrontos entre policias e grevistas provocaram três mortes no incêndio de uma agência bancária que foi atacada com artefatos incendiários. O fogo reteve um grupo de 24 pessoas em uma unidade de um banco, no centro de Atenas.

Segundo a polícia, os bombeiros entraram no prédio para socorrer as pessoas e acredita-se que o incêndio tenha sido provocado por um coquetel molotov.

Dois prédios públicos, uma agência da receita e uma dependência da prefeitura de Atenas, foram incendiados com coqueteis molotov, durante as manifestações contra o plano de austeridade do governo, informaram fontes da polícia e dos bombeiros à agência de notícias AFP.

Os policiais lançaram gás lacrimogêneo e bombas de barulho aos ataques com pedras e garrafas de grupos de encapuzados.

Em Tesalonica, norte do país, manifestantes e policiais se enfrentaram durante uma passeata de protesto.

A imprensa local informou que ocorrem confrontos em Salônica, onde 30 mil pessoas participam dos protestos, e nas localidades de Patras e de Ioanina.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram