Grupo Interinstitucional debate a‡äes contra ataques a bancos no RS

(Porto Alegre) O Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Segurança Bancária da Secretária de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul esteve reunido nesta quarta-feira, para debater sobre a onda de ataques a agências bancárias que está ocorrendo no Rio Grande do Sul nos últimos meses. A Federação dos Bancários RS e o Sindicato de Porto Alegre representaram a categoria bancária no encontro. A reunião envolveu ainda representantes da Brigada Militar; Polícia Civil; Polícia Federal; Secretaria de Justiça e Segurança Pública, representantes dos bancos, ABN Real, Caixa e Bradesco e da Cooperativa de Crédito Sicredi.

 

Os órgãos de Segurança relataram as dificuldades enfrentadas pelas polícias no combate aos ataques a bancos. Segundo o diretor da Feeb RS, Luiz Carlos Barbosa, o índice deste tipo de ação criminosa aumentou em 41% no último semestre.

A maneira de atuação dos assaltantes mudou. Os assaltos a civis, lotéricas e outros estabelecimentos comerciais diminuíram um pouco. Os bandidos agora intensificaram os roubos a bancos em pequenas cidades do interior do Estado, onde a segurança é ainda mais precária que na capital. Os bancários salientaram mais uma vez a necessidade da ampliação dos investimentos na prevenção e combate ao crime, através da destinação de mais recursos para as polícias, tanto para a aquisição de novos equipamentos quanto para qualificação dos agentes.

 “Embora haja necessidade de um melhor aparelhamento das polícias, é notável o descaso dos bancos com a segurança de seus trabalhadores, clientes e usuários. A preocupação dos banqueiros está apenas na segurança do seu capital, deixando somente para o Estado a responsabilidade sobre o problema dos assaltos. Sugerimos a taxação de impostos sobre a lucratividade do sistema financeiro, com destinação imediata destes recursos para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública”, ressalta o diretor.

Fonte: Federação dos Bancários RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram