Greve dos bancários cresce e paralisa 90% das agências em Santos

Mobilização só aumenta diante das propostas insuficientes dos bancos

Os bancários de Santos e região (São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe), no interior de São Paulo, continuaram ampliando a greve nacional. No segundo dia de greve, nesta quarta-feira (1º), o movimento atingiu com 90% das agências paralisadas em Santos, totalizando 153 unidades.

Nas outras cidades, a média foi de 70% de agências fechadas, ou seja, cerca de 77 agências do total de 110. Ao todo são 280 unidades em toda a região incluindo Santos. Isto traduzido dá aproximadamente 2.340 bancários de braços cruzados em Santos e 980 nas demais cidades da região, de um total de 4.000 bancários na Baixada.

“A greve teve a adesão maciça da categoria que não aguenta mais ser enrolada, pressionada e maltratada pelos patrões banqueiros. Os bancos ganharam somente no primeiro semestre quase R$ 30 bilhões de lucro líquido com o suor dos bancários. Exigimos mais segurança, fim das metas, fim das demissões, reajuste de 12,5% e outras reivindicações. A greve é por tempo indeterminado”, afirmou Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

Ainda conforme Big, a tendência é a greve aumentar nos próximos dias, caso os banqueiros não acenem com nova proposta que contemple a categoria. “Todo o ano os bancos têm lucros estratosféricos e apresentam migalhas para os trabalhadores. Os banqueiros são os verdadeiros responsáveis por qualquer transtorno, pois eles empurram os bancários para a greve, mesmo com os cofres cheios. Aliás, são os mais cheios de todos os setores, seja energético, petrolífero, de minérios ou qualquer outro da indústria”, finaliza Big.

Passeata nesta sexta

Nesta sexta-feira (3),os bancários farão passeata da greve pelo “Dia Internacional de Luta contra o Desemprego e a Terceirização”. A concentração será a partir das 15h, na Praça Mauá em frente ao Santander, no centro de Santos.

A saída da passeata está marcada para as 16h, a fim de que os bancários de outras cidades cheguem em tempo para participar.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram