Funcionários do BNB se mobilizam pelo fortalecimento da SUDENE

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), assim como os demais organismos de desenvolvimento, deve ser fortalecida e atuar de forma integrada para a construção das bases para o crescimento sustentado e sustentável do Nordeste. Esta é uma das premissas defendidas pelos representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), por meio da Carta de Recife. O referido documento é levado a público nesta quarta-feira, dia 30 de abril, mesma data da sessão de instalação e posse do Conselho Deliberativo da SUDENE, em Maceió-AL.

A solenidade, com previsão de início às 15h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste será representada pelo seu diretor-presidente, José Frota de Medeiros, a convite do superintendente da SUDENE, Paulo Sérgio Fontana.

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da Superintendência. Para o presidente da AFBNB, José Frota de Medeiros, sua instalação deve marcar a retomada do planejamento regional no País. “As políticas de desenvolvimento foram praticamente abandonadas, devido à postura conservadora do governo”, afirma Medeiros. “Precisamos de uma SUDENE fortalecida, que contribua efetivamente para a redução das desigualdades regionais e sociais do Nordeste”, acrescenta.

Sobre a Carta de Recife – A Carta de Recife é assinada pelos funcionários do Banco do Nordeste que integram o Conselho de Representantes da AFBNB. Ela é fruto das discussões da 33ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, ocorrida nos dias 28 e 29 de março, em Recife, Pernambuco. Além do fortalecimento dos organismos de desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste – a exemplo do BNB e do Banco da Amazônia – ela também aponta para a construção de uma “Política Nacional de Desenvolvimento Regional”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram