Porto Alegre: Petrobras e Banrisul patrocinam CineBancários

Petrobras e Banrisul vão patrocinar as obras do CineBancários, lançadas nesta terça-feira, dia 29, na Casa dos Bancários, no centro da Capital. O cinema será construído com recursos da Lei Rouanet. A empresa federal investirá R$ 300 mil e o banco estadual R$ 250mil, verba anunciada pelo presidente do Banrisul, Fernando Lemos, durante a solenidade realizada no espaço que abrigará a sala de cinema.

Além da diretoria do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários), jornalistas, cineastas e críticos de cinema, bancários, deputados estaduais, vereadores e convidados prestigiaram o evento.

“Cumprimento o Sindicato dos Bancários pela iniciativa de fazer de sua sede um espaço para a comunidade e não apenas dos bancários. O Banrisul, como banco público estadual, se incorpora para que transformar o cinema em um grande patrimônio cultural da cidade de Porto Alegre”, disse Lemos.

Ele destacou que o banco tem aportado recursos na área cultural, seja na recuperação de prédios ou eventos culturais, como o Festival de Gramado. “Com o patrocínio do Banrisul, além de toda a relação histórica do Sindicato com o banco, a gente cria um corredor cultural aqui no Centro, começando pela Casa dos Bancários, passando pelo Margs até a Casa de Cultura Mário Quintana. O Banrisul fica muito satisfeito de participar desse projeto”, completa.

O ator de cinema e televisão Antônio Grassi, mestre de cerimônia da ocasião, elogiou a proposta do SindBancários. Disse que o Rio Grande do Sul sempre se destacou pela produção audiovisual em nível nacional e nada mais adequado de um espaço de cinema alternativo em Porto Alegre.

“O fato de se ter um cinema dentro de um Sindicato, que tem pontuado a cultura entre suas atividades, além das lutas empreendidas na defesa dos seus trabalhadores, comprova que a Casa dos Bancários e sua diretoria dialogam com a cultura nacional e os debates sobre a produção cinematográfica”, avaliou Grassi. E acrescentou: “a gente que batalha para inserir a cultura dentro de um pilar de política pública, ver um Sindicato tomando essa frente é muito importante e elogiável”.

Por fim, o presidente Juberlei Baes Bacelo destacou a ousadia e o apoio dos diretores, que apostaram na recuperação da sede do Sindicato e de se construir um cinema. “Os bancários também acreditaram, participaram de nossas assembléias e votaram pela reconstrução deste espaço. Buscamos novas formas de interação com a categoria e a população, contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com o apoio do Banrisul e da Petrobras, o CineBancários é mais um sonho que transformamos em realidade”, destacou Bacelo.

A primeira sessão está prevista para agosto. O projeto CineBancários: Uma Janela para o Brasil vai priorizar a produção cinematográfica do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mercosul. O cinema será equipado com modernos equipamentos de som e imagem, com ambiente climatizado, e terá capacidade para 100 pessoas. O projeto de gestão ficará sob responsabilidade de Bia Barcellos.

A Sala CineBancários:

> Ambiente com climatização;
> Tela de projeção de 3 m de altura e 5 m de largura;
> Projetores multimídia e 35mm;
> Mesa de som, caixas amplificadas e microfones sem fio para apresentações;
> Sistema de som e iluminação cênica, de serviço e para orientação do usuário no escuro

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram