Dirigentes da base da Feeb-SP/MS fazem o curso de formação da Contraf-CUT

Programa trata da estruturação histórica das organizações sindicais e da luta dos trabalhadores

Imagem ilustrativa

O curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), foi apresentado para as bases da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS). Participaram representantes dos sindicatos de Andradina, Campinas, Corumbá, Guaratinguetá, Jaú, Naviraí, Piracicaba, Presidente Venceslau, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Três Lagoas e Votuporanga, que assinam acordos junto com a Contraf-CUT, como a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O evento foi na cidade de Campinas, na sexta (10) e no sábado (11).

Com metodologia baseada em Paulo Freire e Lev Vygotsky, com foco na construção do conteúdo de forma interativa, através de debates direcionados, textos, vídeos, informações e depoimentos, o curso traçou um resumo da luta dos trabalhadores desde a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra na segunda metade do século XVIII. As atividades foram coordenadas pelo secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, e pelo formador da entidade José Luís Vasquinho Paredes. O presidente da Feeb-SP/MS, Davi Zaia, fez uma apresentação sobre a organização sindical no Brasil, pela ótica da categoria bancária.

Outros temas em foco foram o despertar da consciência de classe, com detalhes sobre o surgimento dos sindicatos; as lutas que antecederam os sindicatos no Brasil, com foco na origem da organização sindical no Brasil, o sindicalismo na Era Vargas e o enfrentamento ao golpe de 1964; trabalhadores e trabalhadoras na ditadura militar, que aborda as oposições bancárias, o surgimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a construção do Departamento Nacional dos Bancários (DNB); as ferramentas utilizadas ao longo da história pelo movimento dos trabalhadores; e o papel do dirigente sindical.

O secretário Rafael Zanon explica que “o objetivo da Contraf-CUT com o curso é sistematizar o conhecimento sobre a luta sindical, ajudando a qualificar nossos dirigentes. Também é importante destacar que este é um trabalho em parceria com as federações e os sindicatos”. Por isso, “o programa fornece um amplo panorama da atuação sindical no Brasil, para que a história do movimento seja uma referência para a categoria bancária e para a classe trabalhadora como um todo. Esse conhecimento permite que todos pensem melhor o presente e o futuro”, complementou o dirigente.

Para o diretor de formação do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, entidade que sediou o evento, Marcelo Lopes de Lima, “cada vez mais, nós, dirigentes indicais, precisamos nos dedicar ao estudo e ao aprendizado, porque devemos estar preparados para as novas demandas da categoria bancária e de encontrarmos novas formas de seguirmos nos estruturando em prol dos trabalhadores”.

O presidente da entidade, que também é secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, avaliou que “o curso é um investimento importante na preparação dos dirigentes sindicais”. O dirigente, ressalta que “ao olhar para a história e com a proposta de projetar o futuro, o programa fornece importantes ferramentas de luta para toda a categoria bancária.”

Veja, a seguir, cenas do curso.

Texto descritivo da imagem aqui

Texto descritivo da imagem aqui

Texto descritivo da imagem aqui

Texto descritivo da imagem aqui

Texto descritivo da imagem aqui

Texto descritivo da imagem aqui



Leia também

>>>>> Curso a dirigentes chega às bases da Feeb-SP/MS

>>>>> Dirigentes da Fetrafi-SC fazem curso de Formação Sindical

>>>>> Curso de formação a novos dirigentes chega às bases da Fetrafi/SC

>>>>> Novos dirigentes da Federa-RJ fazem curso de Formação Sindical da Contraf-CUT

>>>>> Curso de Formação Sindical é realizado no Rio

>>>>> Curso de formação sindical debate conjuntura e apresenta ferramentas de luta

>>>>> Formação para novos dirigentes sindicais chega ao Centro-Norte

>>>>> Curso capacitou dirigentes e os motivou para a luta

>>>>> Dirigentes elogiam curso da Contraf-CUT para novos sindicalistas

Notícias Similares

Não há mais itens para carregar no momento