Curso a dirigentes chega às bases da Feeb-SP/MS

Programa será realizado em Campinas, nesta sexta-feira (10) e sábado (11)

O curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), será realizado nesta sexta-feira (10) e sábado (11), para as bases da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS).

Participam representantes dos sindicatos de Andradina, Campinas, Corumbá, Guaratinguetá, Jau, Navirai, Piracicaba, Presidente Venceslau, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Três Lagoas e Votuporanga, que assinam acordos junto com a Contraf-CUT, como a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O evento será na cidade de Campinas.

A metodologia do curso é baseada em Paulo Freire e Lev Vygotsky, com foco na construção do conteúdo de forma interativa, através de debates direcionados, textos, vídeos, informações e depoimentos.

Entre os temas principais, estão o despertar da consciência de classe, com detalhes sobre o surgimento dos sindicatos; as lutas que antecederam os sindicatos no Brasil, com foco na origem da organização sindical no Brasil, o sindicalismo na Era Vargas e o enfrentamento ao golpe de 1964; trabalhadores e trabalhadoras na ditadura militar, que aborda as oposições bancárias, o surgimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a construção do Departamento Nacional dos Bancários (DNB); as ferramentas utilizadas ao longo da história pelo movimento dos trabalhadores; e o papel do dirigente sindical.

O secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, explica que “o objetivo Curso de Formação Sindical – Introdução à História do Movimento Sindical e Ferramentas de Luta é fornecer um amplo panorama da atuação sindical no Brasil, para que a história do movimento seja uma referência para a classe trabalhadora e para a categoria bancária, em particular. Esse conhecimento permite que todos pensem melhor o presente e o futuro”.

Zanon avalia os cursos anteriores como muito bons. “A participação foi sempre muito efetiva, o que contribui para a dinâmica das atividades, e a expectativa para a Feeb-SP/MS não é diferente”, disse. “A formação tem um caráter estratégico para as ações tanto de dirigentes como das entidades sindicais, e o programa da Contraf-CUT é estruturado em um processo de construção coletiva, que considera a vivência dos participantes”, concluiu.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região e secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, “o curso é um investimento importante na preparação dos dirigentes sindicais”. O dirigente, ressalta que “ao olhar para a história e com a proposta de projetar o futuro, o programa fornece importantes ferramentas de luta para toda a categoria bancária.”

Leia também

>>>>> Dirigentes da Fetrafi-SC fazem curso de Formação Sindical
>>>>>
 Curso de formação a novos dirigentes chega às bases da Fetrafi/SC
>>>>> Novos dirigentes da Federa-RJ fazem curso de Formação Sindical da Contraf-CUT
>>>>> Curso de Formação Sindical é realizado no Rio
>>>>> Curso de formação sindical debate conjuntura e apresenta ferramentas de luta
>>>>> Formação para novos dirigentes sindicais chega ao Centro-Norte
>>>>> Curso capacitou dirigentes e os motivou para a luta
>>>>> Dirigentes elogiam curso da Contraf-CUT para novos sindicalistas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram