Desenvolvimentista ‚ confirmado como novo presidente do BNDES

(São Paulo) O economista Luciano Coutinho foi confirmado, como o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em substituição a Demian Fiocca. O anúncio foi feito pelo porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach nesta quarta-feira, 18.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, havia indicado Gustavo Murgel para o cargo. Eles haviam trabalhado juntos na diretoria do banco Santander até 2006. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o presidente Lula teria ficado descontente com a sugestão porque, além de Jorge, o novo diretor de Política Monetária do Banco Central, Mário Gomes Torós, também havia sido funcionário da filial do banco espanhol. A insatisfação do presidente, segundo o jornal paulista, estava em ter tantos membros do primeiro escalão advindos da mesma instituição.

Segundo o porta-voz Baumbach, ao formalizar o convite a Coutinho, o presidente Lula fez menção à "excelente" contribuição de Fiocca à frente do BNDES. "O presidente Lula considera que Demian realizou excelente trabalho e consolidou a instituição como um banco de desenvolvimento", disse o porta-voz. E ressaltou que nos últimos 12 meses o banco obteve recordes de aprovação de financiamentos e desembolsos de recurso, com alta de 49% nas aprovações e 28% nos desembolsos, os quais alcançaram R$ 56,8 bilhões nos últimos 12 meses.

Desenvolvimentista
Professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luciano Coutinho foi secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 1985 e 1988, no governo de José Sarney. Atuava, nos últimos anos, como consultor na área de investimentos. Dono da LCA Consultores, ele prestou serviço a grandes empresas como Vale do Rio Doce e Ambev.

Autor de vários estudos na área industrial, o professor é considerado um desenvolvimentista e tem idéias afinadas com alguns dos principais economistas petistas, como a professora Maria da Conceição Tavares, o senador Aloizio Mercadante (SP) e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O atual secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, era sócio de Coutinho na LCA.

Luciano Coutinho formou-se em economia em 1968 pela Universidade de São Paulo (USP), onde também coordenou o programa de pós-graduação de 1974 a 1979. Em 1980, foi professor visitante na Universidade do Texas. Em janeiro de 1994, na Universidade de Paris XIII, também foi professor visitante e palestrante.

Fonte: Contraf-CUT com informações Agência Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram