CUT protesta nesta sexta contra privatização de aeroportos em Cumbica

Sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) anunciaram um protesto nesta sexta-feira (7) no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), na região metropolitana da capital paulista. A manifestação é articulada contra a privatização de aeroportos pretendida pelo governo federal.

Sindicatos de aeroviários e aeroportuários articulam o ato, que deve contar ainda com a participação dos cerca de 300 delegados da 13ª Plenária da CUT, iniciada na terça-feira (4) e com programação até esta sexta. O anúncio da adesão ao protesto foi feita durante a plenária pelo secretário-geral da Central, Quintino Severo.

O terminal de passageiros instalado em Guarulhos é um dos três que, segundo os planos do governo federal, irá ser submetido a leilão para ser concedido à iniciativa privada. Os aeroportos de Brasília e de Viracopos, em Campinas (SP), a 100 quilômetros da capital, também estão nos planos.

O prazo para a concessão varia de 20 a 30 anos. A licitação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), na região metropolitana de Natal, foi realizada em julho.

A medida é criticada por sindicalistas, que defendem o fortalecimento da Infraero, atual responsável pelo gerenciamento dos terminais. Eles acreditam que a privatização pode deixar apenas os locais deficitários para o setor público, repassando os lucrativos à empresas. No atual modelo, há equilíbrio porque os terminais rentáveis subsidiam os demais.

Durante a 13ª Plenária da CUT, delegados de sindicatos de todos os setores e ramos presentes na CUT discutem estratégias relacionadas à luta de trabalhadores, tanto no âmbito das relações com empresas, como na pressão ante o governo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram