CUT promove ato nacional em defesa da memória, verdade e justiça no Rio

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro sediará na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, o debate “Os trabalhadores e o golpe militar de 1964: memória, verdade e justiça”.

O evento, promovido pela CUT Nacional, CUT-RJ e Partido dos Trabalhadores, contará com a participação de Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional da Verdade (CNV), e de Expedito Solaney, secretário nacional de Políticas Sociais da CUT.

Também responsável pelo acompanhamento da Central na Comissão, Solaney acredita que o evento “tem o papel de reforçar a instalação do Grupo de Trabalho do movimento sindical na CNV”. A iniciativa visa resgatar a memória histórica das atrocidades e violações cometidas pelos golpistas aos trabalhadores e às organizações sindicais.

Para o dirigente da CUT, “orquestrado pelo governo estadunidense, o golpe foi dirigido contra o presidente João Goulart e as forças progressistas que o apoiavam, como as organizações operárias e camponesas, as principais vítimas das atrocidades”.

“O GT sindical tem a tarefa de escrever o capítulo dos trabalhadores no relatório final da Comissão e o nosso compromisso é o de fazer o levantamento mais preciso e representativo possível. Temos centenas de sindicatos que foram invadidos e fechados – 400 só no dia do golpe – além de dirigentes e trabalhadores que foram torturados, executados ou exilados. São crimes de lesa humanidade que não prescrevem e necessitam vir à tona para que seja feita justiça, a fim de que situações como essas nunca mais se repitam”, conclui Solaney.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram