Curitiba: Bancários prometem semana de protestos

(Curitiba) Os bancários iniciaram a semana com mais atos que marcam a campanha salarial da categoria. Hoje, 03, no bairro Xaxim, os dirigentes do Sindicato dos Bancários e da Fetec-PR reuniram-se no centro de Administração do HSBC para realizar uma assembléia e informar sobre a campanha aos funcionários. Cerca de 1300 pessoas trabalham no local. Não houve prejuízo à população.

Do caminhão de som, os sindicalistas falavam aos trabalhadores sobre o andamento e os eixos da campanha salarial. As reivindicações específicas dos bancários do HSBC não foram esquecidas. A presidente do sindicato, Marisa Stedile, ressaltou a importância das assembléias, dizendo que elas possuem o mesmo poder de pressão e de decisão que o das greves. Marisa também destacou o direito de greve por parte da categoria, garantido em lei.

A presidente ainda destacou momentos conturbados do HSBC em Curitiba, desde quando se instalou no estado há 10 anos. “Em 2005, na Vila Hauer, os funcionários foram obrigados a pernoitar no local de trabalho para atender a demanda exigida pelo banco em regime típico de cárcere privado. Foi um ato de extremo desrespeito e envergonhou a categoria. Os bancários devem denunciar todo tipo de abuso ao Sindicato. Já nós temos o dever de resgatar a dignidade da categoria”, afirmou.

Uma das principais reivindicações ao banco é a melhoria do plano odontológico e o fim das terceirizações. Em julho deste ano, todo o parque gráfico que funcionava no prédio do Xaxim foi terceirizado, além dos setores de Imóveis e Engenharia.

Após o ato, os bancários dirigiram-se para a avenida Brasília e realizaram novos protestos em cinco agências: HSBC, Itaú, BB, Bradesco e Caixa Econômica Federal. No primeiro dia útil do mês, com agências lotadas, os clientes assistiram a uma performance teatral que apresentava o dia a dia dos bancários, a imposição de metas abusivas e a exploração do banqueiro.

Amanhã devem ocorrer outras manifestações nos bairros da capital.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram