Contraf defende contratação de toda a renda do bancário

O jornal O Estado de S. Paulo de hoje traz uma página inteira dedicada ao pagamento das PLRs de diversas categorias. O texto fala do impulso dado à economia no segundo trimestre por conta do pagamento de “bônus recordes pagos em razão do espetacular desempenho das empresas alcançado no ano passado”.

A matéria traz ainda depoimentos de trabalhadores comemorando o recebimento dos bônus. Os dois trabalhadores, no entanto, destacam que tiveram que trabalhar muito para superar as metas estabelecidas pelas empresas. Um deles disse haver dias em que começa a trabalhar às 7h e só para às 19h, indo até em finais de semana. Tudo para cumprir as metas.

A realidade da pressão patronal pelo cumprimento de metas é conhecida dos bancários, assim como o assédio moral e as doenças ocupacionais, suas conseqüências diretas.

Por isso mesmo, a negociação e contratação coletiva da PLR adquire uma importância vital na renda variável dos trabalhadores bancários. “É uma renda regrada, prevista na Convenção Coletiva Nacional dos bancários. Não é pautada por metas ou desempenho individual, mas pressupõe a participação de todos na construção do lucro do banco”, explica William Mendes, secretário de Imprensa da Contraf-CUT.

Ele esclarece que a Contraf-CUT e as entidades sindicais bancárias a ela filiadas defendem a contratação integral da renda do trabalhador, inclusive a variável. “Mesmo os programas próprios dos bancos entram nessa discussão. Queremos que sejam mais distributivos e atinjam todos os funcionários de maneira mais equânime. Pautar os ganhos no cumprimento de metas arbitrárias e muitas vezes irreais é uma ameaça à saúde do trabalhador”, analisa.

Nesse sentido, a PLR se torna um modelo para as discussões sobre a remuneração variável. Mas mesmo ela precisa de aprimoramentos, na visão dos sindicalistas. “Além de pagar um certo número de salários e um valor fixo para cada trabalhador, como já prevê a regra da nossa PLR, os bancos deveriam distribuir uma parte do lucro líquido de forma linear entre todos os funcionários, privilegiando a todos a despeito do cargo que ocupam”, sustenta William.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram