Pernambuco: Eleições para delegado sindical começam dia 25

O quinto processo de escolha de delegados sindicais nos bancos federais começa na terça-feira, 25, quando os bancários do BB elegem seus representantes de base entre 41 inscritos em 28 unidades da capital, região metropolitana e interior. Na quarta-feira, 26, é a vez dos empregados da Caixa, que escolhem os delegados dentre 47 candidatos em 36 unidades do Grande Recife e interior. Os funcionários do BNB encerram esta etapa, votando dentre 21 inscritos em 11 unidades da capital e do interior.

Ao todo, se inscreveram 109 pessoas, em 75 unidades, a maioria na capital. Recife tem a maioria dos candidatos, 63. Segue-se o interior, com 34 e as demais cidades da região metropolitana, com 12.

A grande notícia é que a representação feminina mais do que dobrou – em termos nominais, já que houve redução no número de inscritos, sempre considerando-se os três bancos: eram nove em 2007 e passaram a 21 este ano. O número ainda fica abaixo da cota de 30% definida pela CUT, mas é um avanço.

Outra boa notícia é que o Banco do Nordeste aumentou o número de candidatos à representação: de 18 para 21. Mantém a tendência crescente verificada nos últimos anos. Há 12 candidatos no interior e nove no Recife. As mulheres participam com três candidatas.

Na Caixa e, sobretudo no Banco do Brasil, o número de interessados reduziu sensivelmente em relação aos anos anteriores. São 10 a menos na CEF e 35 no BB. As mulheres continuam sendo minoria: são 10 na Caixa e oito no Banco do Brasil.

“A diretoria do Sindicato cumpriu seu papel, visitando a maioria dos locais de trabalho na região metropolitana e no interior. O debate foi feito, seja no BB, na Caixa ou no BNB”, assegura Marlos Guedes, presidente do Sindicato.

Dentro as explicações possíveis, acredita Marlos, está o fato de ser de 70% a 80% o percentual de pessoas novas, em particular no Banco do Brasil. “Dentre estes, há uma parcela grande que ainda não tem envolvimento com o Sindicato, e não percebe a importância do delegado sindical para a nossa organização. Mas a gente vai continuar a fazer o debate e, se for o caso, mais adiante, podemos fazer eleição suplementar nas unidades que demonstrarem interesse”, contemporiza.

Há que se lembrar, a propósito, que o BNDES e o Banrisul também têm direito a eleger representantes de base. O processo aconterá na sequência do BB, da Caixa e do BNB. Em 2007, o BNDES elegeu uma delegada sindical e o Banrisul dois, sendo uma mulher.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram