Contraf-CUT retoma mesa de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban

A Contraf-CUT e a Fenaban retomaram nesta terça-feira, 6, as negociações na Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades. O encontro aconteceu em São Paulo e definiu a dinâmica e calendário para as reuniões da mesa.

Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, afirma que a retomada das mesas temáticas é uma conquista da campanha salarial de 2009. “São temas importantes para os bancários e que precisam encontrar soluções. O estabelecimento de um processo de diálogo é a melhor forma de chegar a novos avanços”, sustenta.

A secretária de Políticas Sociais da confederação, Deise Recoaro, concorda e vê perspectivas positivas para os debates na mesa de Igualdade de Oportunidades. “Essa primeira reunião mostrou um amadurecimento das duas partes quanto às questões de igualdade, que são complicadas e muitas vezes carregadas de preconceitos. Isso mostra o acerto do movimento sindical bancário em fazer campanhas e insistir nesses temas ao longo dos anos”, avalia. “Os bancários se tornaram referência para outros setores ao lançar essas discussões e nossas conquistas se tornam base para outras categorias. Por isso nossa responsabilidade aumenta em trazer bons resultados das negociações”, afirma.

Os trabalhadores apresentaram aos bancos proposta de criação de uma campanha conjunta pela valorização junto a gestores e funcionários do aleitamento materno e da ampliação da licença-maternidade para 180 dias, conquistada na última campanha salarial. “Propusemos também buscar a participação de especialistas na área para a campanha, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, uma das proponentes do projeto de lei em tramitação no Congresso que amplia a licença-maternidade para todas as trabalhadoras”, defende Juvandia Moreira Leite, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo. A Fenaban afirmou que vai estudar a possibilidade e dará uma resposta na reunião do dia 23.

O encontro definiu ainda a dinâmica de funcionamento e calendário para as reuniões da mesa temática. As partes acordaram a realização de uma reunião a cada 15 dias, ajustando-se a data para as agendas de trabalhadores e Fenaban. O próximo encontro deverá ser agendado ainda nesta semana e definirá as próximas duas datas de negociação. Foram definidos também blocos temáticos a serem tratados nas próximas negociações. Os debates serão divididos em Gênero, Raça, Orientação Sexual, Pessoa com Deficiência e Questões Geracionais.

Também no próximo encontro, a pedido da Contraf-CUT, será realizada uma releitura dos dados do Mapa da Diversidade, pesquisa realizada que confirma as desigualdades dentro dos bancos. Além disso, os trabalhadores cobraram que os bancos apresentem a situação atual dos programas divulgados pelas empresas para promover a igualdade.

Participaram da reunião Carlos Cordeiro e Deise Recoaro, pela Contraf-CUT, Maria Isabel da Silva (Bel), representando a Fetec-SP, Jair Sanches, pela Fetec-PR, Juvandia Moreira Leite, pelo Sindicato de São Paulo, e Rosana Meira, representando o Sindicato do Rio de Janeiro.

(Atualizado às 19h)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram