Contraf-CUT apóia a Chapa 1 nas eleições de conselheiros na Funcef

Começa nessa segunda-feira, dia 19, a eleição para conselheiros da Funcef. A Contraf-CUT apóia os candidatos da Chapa 1 – a Chapa do Movimento. Os bancários da Caixa podem votar até o dia 26 de maio para escolher um conselheiro deliberativo, um conselheiro fiscal e seus respectivos suplentes.

Da Chapa 1, fazem parte Fabiana Matheus – como candidata à reeleição para a vaga de titular do Conselho Deliberativo e Marco Antônio Moita – para a suplência. Fabiana foi diretora-presidente da APCEF/SP nas gestões 2002-2005 e 2005-2008. Atualmente é vice-presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Marco Antônio Moita é vice-presidente da Federação Nacional dos Gestores da Caixa (Fenag) na Região Sudeste.

Para o Conselho Fiscal, a candidata à vaga de titular pela Chapa 1 é Renata Marotta, de São Paulo, aposentada desde 1992. Foi a primeira presidente da Agecef/SP e, atualmente, é membro do Conselho Deliberativo da Apea/SP. Para suplente, concorre à vaga Antoci Neto de Almeida, do Rio Grande do Sul, aposentado desde 1992.

A Chapa 1 – a Chapa do Movimento une forças, idéias e propósitos que têm norteado as iniciativas do movimento do pessoal da Caixa ao longo dos últimos anos. Além disso, expressa a união entre os empregados da ativa e os aposentados, com suas lutas e ensinamentos.

A experiência de representação dos participantes nos órgãos de gestão da Funcef vem sendo realçada pelo trabalho de diretores e conselheiros eleitos desde 2002. Uma das principais conquistas deste período foi o aumento do patrimônio da Fundação, que passou de R$ 9,7 bilhões em 2002 para R$ 32,1 bilhões em 2007. Outro trabalho importante dos conselheiros eleitos foi a manutenção do custeio do REG/Replan. Além dessas conquistas, estão a busca incessante pela democracia e pela transparência, o novo estatuto, as soluções para o Plano de Melhoria de Proventos e Pensões (PMPP), a correção da tábua de sobrevivência, entre outras coisas.

A Chapa 1 apresenta como propostas a luta pela mudança dos mecanismos de custeio do REG/Replan não-saldado, para a redução dos atuais patamares de contribuição, a luta pela migração dos participantes do REB para o Novo Plano e por melhores benefícios, o respaldo em lutas em defesa dos direitos e interesses dos participantes, a luta por um atendimento ágil e eficaz, a busca da solidez da Fundação, entre outras.

“A participação nas instâncias de poder da Funcef foi uma grande conquista dos empregados da Caixa, porque representa a possibilidade de termos representantes nossos acompanhando e interferindo na gestão de um patrimônio que é dos empregados”, avalia Plínio Pavão, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa da Contraf-CUT (CEE Caixa). “Por isso é muito importante elegermos pessoas que tenham compromisso com os interesses dos empregados, e a chapa 1 é a que melhor representa esses interesses”, defende.

Apoios

A Chapa 1 tem o apoio de dirigentes das entidades representativas dos trabalhadores mais importantes do País – Contraf-CUT, Fenae, Fenag, Fenacef, Feeb-SP/MS, Fetec/CUT-SP, APCEF/SP – e associações de aposentados – Apea/SP -, assim como dos diretores e conselheiros eleitos para a Fundação, cujos mandatos ainda não se encerraram. O Conselho Deliberativo Nacional da Fenae (CDN) – do qual participam presidentes das APCEFs de todo o País – também decidiu apoiar a Chapa 1.

A Chapa 1 ainda contou com uma lista de mais de 3 mil apoiadores, obtida em uma semana, por todo o País, para a inscrição da chapa. A exigência estatutária era de pouco mais de 900 assinaturas.
Acesse a página da Chapa 1 – a Chapa do Movimento na internet e saiba mais sobre os candidatos, as conquistas do movimento, as propostas do grupo e os apoios: www.chapadomovimento.org.br.

Eleições

As eleições acontecem entre os dias 19 e 26 de maio, das 8 às 18 horas. Votam todos os participantes ativos, os aposentados e os pensionistas com benefício vitalício.

Os participantes que estiverem na ativa votam pelo SisRH da Caixa (opção 4.1). Os aposentados, os pensionistas e os afastados votam por telefone ou pela internet, com uma senha enviada pela Funcef à residência desses eleitores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram