Cƒmara de Curitiba concede votos de louvor … presidente do Seeb

(Curitiba) A presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Marisa Stedile, recebeu ontem, 8, na Câmara de Vereadores da capital voto de louvor e congratulações pelo trabalho prestado na organização dos trabalhadores e na defesa da mulher. Marisa foi homenageada por proposição da vereadora Roseli Isidoro (PT).

 

“Ter o trabalho que a gente faz com tanta dedicação reconhecido certamente é uma honra. Por trás deste trabalho há inúmeras pessoas que sempre me apoiaram a continuar lutando”, afirma.

 

De sindicatos à política de valorização da mulher

Marisa Stedile, 46 anos, participa de várias lutas sindicais e políticas desde a fundação do sindicato dos bancários, em Toledo, a oposição ferrenha às privatizações do governo FHC. Ainda na década de 80, Marisa organizou em Toledo, o Sindicato dos Bancários e reativou o Partido dos Trabalhadores.

 

Estimulada pela questão partidária, participou das eleições municipais de Toledo em 1992 e assumiu a primeira suplência como vereadora. Cinco anos depois, Marisa veio à Curitiba para assumir a presidência da Federação dos Trabalhadores de Empresas de Crédito do Paraná, FETEC. Neste período, participou ativamente do Movimento “Reage Brasil” em defesa da Companhia Vale do Rio Doce e contra as privatizações do governo FHC.

 

Em 1999, foi eleita pelos funcionários do Banestado como Conselheira do Conselho de Administração do banco. Um ano depois, integrou a coordenação do movimento de resistência à privatização do Banestado. Marisa desponta como uma das principais defensoras do banco e lidera até hoje greves, piquetes contra os abusos da venda e da dívida do Banestado.  .

 

Na onda das privatizações, Marisa atua em outro movimento contra a privatização, desta vez da Companhia Paranaense de Energia Elétrica, Copel.  Em 2002, Marisa assume a presidência do Sindicato dos Bancários de Curitiba e RM em uma disputa acirrada. O bom desempenho na gestão a levou para um segundo mandato em 2006 com o respaldo de 96% dos seis mil filiados.

 

Diante de sua força sindical e política, Marisa foi incentivada por várias entidades a se candidatar à deputada estadual. Em uma campanha que destacou a maior participação da mulher na política, Marisa empolgou e recebeu 12.900 votos, a maioria em Curitiba. Marisa é uma árdua defensora dos direitos das mulheres e da luta pela emancipação feminina.

 

Fonte: Kelen Vanzin – Seeb Curitiba

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram