Centrais sindicais discutirÆo possibilidade de investir FGTS em a‡äes

(Brasília) O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o governo está aberto à discussão com as centrais sindicais sobre a proposta que pode permitir ao trabalhador utilizar parte dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de ações nas bolsas de valores. Segundo o ministro, essa foi uma das reivindicações feita pelos sindicalistas na reunião para debater a utilização do FGTS em investimentos de infra-estrutura, medida prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A proposta inicial do governo, prevista na Medida Provisória (MP) 349/07, prevê que o trabalhador poderá usar até 10% do seu saldo para comprar cotas do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), que aplicará recursos em projetos de infra-estrutura. As centrais sindicais, dentre outras reivindicações, pediram que essa participação se estendesse ao mercado de capitais, ou seja, para a compra de ações na Bolsa de Valores.

“O governo está aberto à discussão, como fazer uma emenda à MP propiciando que parte do que for liberado de investimento do trabalhador, da sua conta própria e caso ele deseje, seja utilizada para a compra de ações no mercado de capitais”, destacou o ministro. Porém, frisou Marinho, ainda não há definição sobre qual percentual do FGTS poderia ser utilizado para aplicações no mercado financeiro. “Esse teto vai depender de conversas com as centrais, e de entendimentos entre elas próprias”, completou.

Na próxima segunda-feira (12), o ministro se reúne com os sindicalistas para tentar chegar a um acordo sobre o fundo de investimento em infra-estrutura e a proposta de ampliação ao mercado de ações.

 

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram