Caos toma conta da Nossa Caixa em SP; banco leva 7 multas em Bauru

(São Paulo) O caos previsto pelo Sindicato de São Paulo e alertado ao banco está tomando conta de muitas agências da Nossa Caixa. Numa visita a unidades do Centro e da Zona Leste, nesta segunda-feira, dia 8, o Sindicato constatou diversas irregularidades nas condições de trabalho dos bancários e desrespeito no atendimento aos clientes. Desde que o banco assumiu as contas do funcionalismo público estadual a situação, que já era ruim, só piorou.

 

O problema atinge também as agências do interior. Em Bauru, o Sindicato dos Bancários intensificou as fiscalizações na Nossa Caixa. O resultado: o banco foi multado sete vezes em dois dias pela Delegacia Regional do Trabalho de Bauru.

 

A falta de planejamento da direção do banco estadual – que sabia desde a privatização do Banespa, há mais de seis anos, que as contas dos servidores estaduais seriam da Nossa Caixa a partir de 2007 – criou um ambiente insustentável para bancários e clientes.

Em São Paulo, numa das agências visitadas ontem, em São Miguel Paulista, o banco improvisou o estacionamento no subsolo para o auto-atendimento. De acordo com os clientes, o tempo para utilizar os serviços chegava a duas horas.

O segurança Jadir de Oliveira, cliente da agência, reclamou da falta de respeito. “Aumentaram o espaço físico e não disponibilizaram mais funcionários para agilizar o atendimento”. A funcionária pública aposentada Iraci Moreira Galvão Gimenes classificou como infernal o local. “O calor é insuportável, eu já fiquei nesse inferno quase duas horas para ser atendida, eu não tenho mais idade para suportar isso.” Iraci tem 70 anos.

Em Bauru

Seguindo deliberação da última assembléia dos funcionários, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região intensificou as fiscalizações na Nossa Caixa. No último dia 3, a agência Bauru-Centro abriu às 8 horas da manhã e convocou todos os funcionários para trabalhar. Foi multada pela DRT por excesso de jornada.

 

No último dia 5, a fiscalização foi nas agências Cardia, Bela Vista e Fórum que estavam abertas desde as 9 horas. Estas três agências foram autuadas por excesso de jornada e pelo, ilegal, banco de horas.

 

Com o excesso de jornada, a saúde dos trabalhadores fica seriamente comprometida e pode ocasionar várias doenças ocupacionais, depressão e estresse.

 

Fonte: Seebs SP e Bauru

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram