BH: Empregados da Caixa escolhem delegados sindicais em 8 e 9 de maio

Os empregados da Caixa elegerão nos dias 8 e 9 de maio os delegados sindicais que os representarão junto ao Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte. Os delegados têm mandato de um ano e são os porta-vozes dos empregados nas unidades de trabalho, levando até o Sindicato as demandas e anseios dos bancários.

Os representantes dos empregados são também peças-chave na organização das mobilizações e manifestações durante as campanhas salariais.

Os delegados sindicais agem diretamente na defesa dos direitos dos bancários. Eles comunicam ao Sindicato a extrapolação e sobrecarga da jornada de trabalho, denunciam o assédio moral nas agências e combatem a intensa pressão imposta aos bancários para o cumprimento de metas irreais e abusivas, dentre outros. Os delegados têm o papel imprescindível de manter contato permanente com os empregados, informando ao Sindicato as reivindicações da categoria e apresentando as ações de sua entidade representativa.

Outro compromisso do delegado sindical é representar os bancários de seu local de trabalho nos fóruns de decisão sindical, participando da construção da unidade nacional da categoria.

Os delegados sindicais são eleitos com base na quantidade de empregados lotados em cada unidade de trabalho. Unidades com até 100 empregados elegem um delegado; de 101 a 200, dois; de 201 a 300, três; de 301 a 400, quatro; e unidades que possuem mais de 400 empregados elegem cinco delegados.

Podem se candidatar somente empregados sindicalizados. Os interessados devem se inscrever até as 18 horas do dia 30 de abril. A ficha de inscrição pode ser obtida diretamente com o responsável da unidade e deve ser encaminhada à Secretaria Geral do Sindicato por correspondência registrada (Rua dos Tamoios, 611 – Centro – BH / CEP: 30120-050), fax (31-3271-4010) ou e-mail ([email protected] e clotá[email protected]). Se preferir, o bancário pode entregar a ficha pessoalmente no Sindicato. Apesar de apenas bancários sindicalizados poderem concorrer, todos os empregados, sindicalizados ou não, podem votar.

“A eleição dos delegados sindicais é uma grande conquista da categoria, garantida em acordo coletivo desde 2003. O delegado sindical é fundamental nas lutas dos bancários, pois são eles que ajudam a mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras, debatendo temas de grande importância para a categoria. A participação de todos é fundamental, pois a organização e a mobilização são as melhores armas para enfrentar a intransigência da direção da Caixa”, afirmou Cardoso, empregado da Caixa e diretor do Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram