Banestes: manifestação retarda a abertura de agência no ES

(Vitória) O Sindicato dos Bancários do ES realizou um protesto, na manhã desta quarta-feira, 27, que retardou por duas horas a abertura da agência Esplanada, do Banestes, localizada no Centro de Vitória. A atividade demonstrou que os funcionários do Banco estão mobilizados para exigir que Paulo Hartung e Penedo iniciem as negociações da Campanha Salarial 2007. Durante a paralisação, os diretores do Sindicato visitaram as dependências do edifício Pala Center, distribuindo um panfleto que denuncia o descaso do governo e pede a abertura imediata da mesa de negociações.

Segundo Flávio Teixeira, diretor do Sindicato e funcionário do Banestes, a aceitação dos trabalhadores foi muito boa. “Todos estão insatisfeitos com a intransigência e a falta de dialogo, que serve para encobrir as difíceis condições de trabalho impostas aos bancários e a falta de qualidade no atendimento aos clientes, como as longas filas”.

O governo afirma que vai cumprir o acordo realizado com a Fenaban. Esse argumento apresenta grandes contradições. É preciso lembrar que, durante vários anos, os funcionários do Banestes aceitaram condições bem abaixo das conquistadas pelos bancários em nível nacional, já que o Banco Estadual encontrava-se numa grave crise financeira. Agora que os lucros estão batendo recordes, o governo suspendeu as negociações específicas.

Além disso, o governo não tem credibilidade para afirmar que cumprirá o acordo nacional, já que o Banestes não está pagando aos novos empregados à gratificação semestral prevista no aditivo à Convenção Coletiva, que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para acabar com esse impasse, o governo precisa abrir a negociação com os trabalhadores do Banco Estadual, que assim poderão acompanhar todos os acordos, e exigirem o cumprimento dos mesmos.

Esses assuntos serão debatidos na assembléia dos funcionários do Banestes, que será realizada nesta quinta feira, 27, a partir das 18h30, no Centro Sindical dos Bancários; e no encontro dos trabalhadores do banco, que vai acontecer no próximo sábado, 29, a partir das 9 horas, naquele mesmo local.

Dois turnos de trabalho
O Sindicato dos Bancários/ES concorda com a ampliação do horário de funcionamento dos bancos para garantir agilidade no atendimento aos idosos. A medida anunciada representa uma importante vitória dos aposentados e pensionistas. No entanto, ela não pode significar o aumento da sobrecarga de atividades dos bancários.

“Uma das reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2007 é a ampliação do horário de atendimento das agências, propondo que as mesmas funcionem das 9 às 17 horas, mediante a implantação dos dois turnos de trabalho. Isso melhoraria o atendimento a clientes e usuários, geraria emprego e evitaria a sobrecarga de trabalho imposta aos funcionários dos bancos”, destacou Idelmar Casagrande, diretor de Imprensa do Sindicato dos Bancários/ES.

A regulamentação foi acertada num acordo entre os bancos e o Ministério da Previdência, determinando que as agências bancárias abram com duas horas de antecedência para realizar o pagamento de aposentados e pensionistas do INSS, nos primeiros cinco dias úteis de cada mês. A medida também deverá ser cumprida pelas agências dos Correios.

Ficou acertado, ainda, que os aposentados não poderão permanecer na fila por um período superior a trinta minutos para receber o pagamento. Além disso, as agências terão que acabar com as enormes filas que deixam os beneficiários do INSS aguardando do lado de fora.

O descumprimento de qualquer uma dessas medidas poderá ser denunciado pelo telefone 135 do INSS. A ligação feita de telefone fixo ou público é gratuita. Quem usar o celular pagará o preço de uma tarifa local.

Fonte: Sueli de Freitas – Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram