Bancos não comparecem em reunião do Grupo de Segurança Bancária do RS

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul realizou na manhã de quinta-feira, dia 22, reunião do Grupo de Segurança Bancária. O encontro foi marcado pela ausência do representante dos bancos, mais uma vez demonstrando o descaso dos banqueiros para a segurança.

O diretor Jurídico do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Lúcio Mauro Paz, que representa a entidade no Grupo, disse que a falta dos bancos na reunião, que aconteceu na sede da SSP, demonstra a falta de interesse com que os bancos lidam com a segurança.

“As reuniões geralmente são produtivas, mas com a ausência dos bancos não podemos evoluir nos temas pautados, que foram formas de reprimir os assaltos aos bancos e a sua redução”, afirmou o dirigente sindical. Ele acrescentou ainda que, diante de tal atitude, os bancos evidenciam a “falta de responsabilidade em discutir um tema tão importante para os bancários, clientes e toda a sociedade”.

O descaso dos bancos fica evidente diante da omissão para o cumprimento da lei dos vidros blindados. Em vigor desde dezembro de 2008, as agências ainda não instalaram os itens nas fachadas, como determina a lei municipal de Porto Alegre. Além disso, várias unidades possuem a porta giratória depois do autoatendimento, o que é ilegal, bem como não colocaram câmeras de vídeo para inibir ataques e facilitar a identificação de criminosos.

“Os lucros dos banqueiros sobem ano após ano, mas não se vê a mesma evolução nos investimentos em segurança”, relaciona Paz. “A vida precisa ser prioridade”, reivindica.

O mês de outubro já registrou oito ataques a bancos. O mais grave à agência do Banrisul de Anta Gorda. Após roubar dinheiro do banco, a quadrilha montou uma barreira de proteção com moradores e uma ambulância para iniciar sua figa. Em 2009, foram 105 casos, sendo 28 em Porto Alegre e 77 no Interior.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram