Bancos insistem no erro e sÆo multados pela Pol¡cia Federal

(São Paulo) A ausência de vigilantes nas agências bancárias totalizou 95% das infrações julgadas na última reunião da Comissão Consultiva de Assuntos de Segurança Privada (Ccasp), do Ministério da Justiça, coordenada pela Polícia Federal, realizada no mês e abril.

Foram analisadas 95 ocorrências que resultaram na aplicação de 37 multas totalizando o valor de R$ 620 mil e a interdição de 25 agências bancárias em todo o país. No segundo semestre do ano passado, quando houve a deliberação para o fechamento de 28 agências, os bancos tiveram de desembolsar R$ 1.938 milhão com 110 multas.

"Fica ainda mais evidente que a segurança de funcionários e clientes está longe de ser prioridade da Febraban. Os bancos continuam desrespeitando a legislação criada para reduzir riscos e garantir a integridade de trabalhadores e usuários de bancos", disse Daniel Reis, diretor do Sindicato e representante dos bancários na Ccasp. Vigilantes, Febraban, empresas de vigilância, empresas de transporte de valores, também integram a comissão.

O presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, considera inadmissível a situação. "Mais uma vez a realidade apontada em números revela a necessidade de a Febraban investir mais em segurança. É preciso ampliar o número de vigilantes nas agências, treiná-los, oferecer fardamento adequado – com coletes à prova de balas – e não deixá-los expostos, como se vê principalmente no auto-atendimento. São medidas fundamentais para tornar as agências bancárias mais seguras", afirmou.

Lei Federal 7.102/83 – A legislação exige que os estabelecimentos bancários, para funcionar, cumpram dois itens básicos: a presença de vigilantes preparados e a instalação de sistema de alarme. A terceira requisição pode ser escolhida entre o circuito interno de TV, o sistema de retardo à ação dos marginais – interpretado como porta giratória ou o equipamento que impeça a abertura imediata do cofre – e a cabina blindada.

Fonte: Elisângela Cordeiro – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram