Bancos brasileiros têm quase o dobro do retorno dos americanos

(São Paulo) Levantamento da consultoria Economatica publicado no jornal Valor Econômico do dia 15 mostra os bancos brasileiros como os que apresentaram maior retorno sobre o patrimônio no primeiro semestre deste ano. A consultoria levou em conta os vinte maiores bancos em ativos de Brasil e Estados Unidos.

Os quatro bancos brasileiros na lista tiveram quase o dobro do retorno dos americanos. Itaú (16,03%), Bradesco (15,37%), Unibanco (13,72%) e Banco do Brasil (11,5%) bateram de longe os líderes americanos Citigroup (9,09%), Bank of America (8,13%) e JP Morgan (7,8%).

Segundo Marcus Sanches, da subsede do Dieese na Contraf-CUT, a principal diferença entre os bancos brasileiros e americanos, que explicaria a diferença de lucratividade, é o spread praticado. “O crédito tem sido parte importante do lucros dos bancos”, afirma. O Itaú, por exemplo. primeiro da lista da consultoria, arrecadou receita de R$ 10 bilhões com crédito no primeiro semestre deste ano, contra R$ 3,7 bilhões de tesouraria. “O nosso spread é astronômico, o que muda o perfil de lucro dos bancos”, conclui.

Contraf-CUT, com Valor Econômico

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram