Bancários retomam negociações com Banpará e buscam valorização

O Sindicato dos Bancários do PA/AP e a FETEC/CN estiveram reunidos na tarde de quinta-feira (8) com a diretoria administrativa do Banpará, em Belém. Participaram, pelo Sindicato, o seu presidente, Alberto Cunha, além das diretoras Odinéa Gonçalves e Érica Fabíola, ambas funcionárias do Banpará. Representando a FETEC/CN, participou o seu vice-presidente, Sérgio Trindade. Já o banco foi representado pela diretora administrativa Glicéria Melo e pela assessora jurídica Alice Coelho.

Pagamento de sobreaviso

O Sindicato cobrou novamente o pagamento de sobreaviso dos funcionários da capital que foram convocados a se manterem de plantão em finais de semana desde 2006. A diretora Glicéria Melo afirmou que o Banco ultimou os cálculos dos sobreavisos não pagos na data oportuna e que o pagamento aos funcionários será efetuado no mês próximo mês.

As entidades protestaram contra mais essa demora no pagamento e reivindicaram o pagamento ainda no mês de abril. A diretora afirmou que a decisão do pagamento em maio havia sido tomada em reunião de diretoria, mas que iria levar nosso pleito ao presidente do Banco e comunicaria ao Sindicato oportunamente.

Liberação da AFBEPA

Na abertura dos trabalhos, o Sindicato protestou contra a decisão do Banpará de retirar a liberação da presidenta da AFBEPA. Lembramos ao Banco que essa liberação foi reivindicada pelas entidades nas últimas campanhas salariais, constando na pauta de reivindicações entregue à Empresa. Exigimos uma explicação do Banco para a medida autoritária que foi denunciada pela AFBEPA.

Em resposta, a Diretora do Banpará afirmou que NÃO FOI CANCELADA A LIBERAÇÃO DA PRESIDENTA DA AFBEPA, não procedendo a denúncia daquela entidade. As entidades cobraram então uma explicação oficial, por escrito, da empresa, que ficou de encaminhar o documento ao Sindicato ainda esta semana.

Eleição para membro do Conselho de Administração

O Sindicato apresentou ao banco o edital que publicará para reger a eleição para o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração. A eleição deverá ocorrer no dia 21 de maio e o edital deverá ser publicado e divulgado neste final de semana. O Banco reafirmou que dará total apoio tecnológico para que a eleição ocorra sem problemas.

Plano de saúde

O Sindicato cobrou mais uma vez agilidade nos procedimentos para a licitação do novo plano de saúde, negociado durante o ano passado e já aprovado pela categoria em assembléia na sede do Sindicato.

O Banco afirmou que ainda nesta quarta-feira (14) estará publicando novamente o edital, visto que o anterior havia sido impugnado por uma operadora de saúde. Estaremos vigilantes e atentos para essa publicação.

Valorização das comissões

O Sindicato reafirmou a necessidade de se valorizar as comissões em geral dos funcionários do Banpará, a exemplo do que foi feito com as comissões dos gerentes das agências. O Banco afirmou que precisa fazer um estudo detalhado da situação atual, inclusive com base no mercado, para propor adequações nas comissões e que isso leva tempo. O Sindicato reafirmou que, a despeito de estudos posteriores, é urgente a correção das comissões dos cargos comissionados, que estão muito defasados em relação às demais instituições financeiras, mantendo a reivindicação. Sobre esse assunto, o Banco não avançou. Voltaremos a cobrar em novas reuniões.

IGPREV

O Sindicato informou ao banco que os funcionários das agências estão preocupados com o volume de serviços que poderá advir da decisão de se abrir o consignado do IGPREV no Banpará. Apesar de achar a medida acertada, pois aposta na sustentabilidade do banco, o Sindicato protesta pela falta de infra-estrutura adequada hoje nas agências, como a quantidade de funcionários, espaço físico e mobiliário insuficientes.

A entidade citou como exemplo a Agência Senador Lemos, que tem como clientes mais de 12.000 beneficiários do IGPREV, o que implicará em uma demanda bastante expressiva, além da normal, que já é grande.

O banco afirmou que está sensível ao problema e que buscará fortalecer o atendimento da agência Senador Lemos com funcionários da Matriz, que atuem na área negocial. O Sindicato afirmou que o quantitativo de funcionários da Matriz a serem deslocados para algumas agências é uma medida insuficiente e propôs adotar o sistema de senhas limitadas para atendimentos da espécie, para não haver extrapolação da jornada de trabalho.

Por fim, o banco ficou de estudar o assunto e o Sindicato vai acompanhar as decisões da empresa nessa área.

O Sindicato cobrou ainda do banco o pagamento de todas as horas-extras efetuadas em função desse atendimento, como de resto, de toda e qualquer hora extraordinária realizada. O banco se comprometeu com o pagamento integral das horas-extras.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram