Bancários param agências em Salvador e cobram proposta do Santander

Mobilização na Bahia por avanços nas negociações com o banco

Três agências do Santander ficaram de portas fechadas nesta terça-feira (11), em Salvador. O motivo foi o Dia Nacional de Luta para pressionar o banco espanhol a apresentar uma proposta satisfatória sobre o acordo aditivo à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

Nova negociação acontece na próxima terça-feira (18), em São Paulo. “Esperamos que a direção da empresa apresente avanços concretos na rodada”, aponta o diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Erivaldo Sales.

Em Salvador, ficaram fechadas até as 12h, as unidades da avenida Tancredo Neves, Manoel Dias da Silva, na Pituba, e da Barra Avenida. “A aceitação dos funcionários é intensa. Isso é fundamental para que outras mobilizações aconteçam, caso o banco continue a desrespeitar os trabalhadores”, conclui Erivaldo.

Foram realizadas até hoje cinco rodadas de negociações e o Santander não apresentou quase nada. “Queremos garantia de emprego, fim das metas, combate ao assédio moral, melhores condições de trabalho, melhorias nos planos de saúde e de previdência”, ressalta o diretor da Federação, José Antônio dos Santos.

O lucro do banco mostra que as reivindicações podem ser atendidas. Em nove meses, o Santander Brasil lucrou R$ 4,3 bilhões, o que representa 20% do resultado total. Nenhum outro país contribui tanto para o bom desempenho. A Espanha, por exemplo, colaborou com 14%.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram